Escolas estaduais do Amazonas são equipadas com lousas interativas

Utilizando a tecnologia como aliada para garantir a atenção dos alunos dentro da sala de aula, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está equipando as escolas da rede pública com lousas interativas, com tela touch screen.
 
Até o momento, 40 escolas em todo o Estado já possuem o equipamento. E segundo o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, enquanto distribui as primeiras 500 unidades, o Governo do Estado se prepara para adquirir um total de 6 mil lousas interativas.
 
Professor de Matemática no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Prof. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, na zona Leste de Manaus, Nelson Maia Ramos se diz encantado com a ferramenta. Para ele, a lousa é uma ótima aliada ao ensino e aprendizagem da Matemática.
 
“A aula vai se tornar mais interessante. Uma grande dificuldade na Matemática, por exemplo, é você conseguir demonstrar ao aluno uma figura geométrica em 3D. Mesmo que o professor desenhe bem, o aluno nem sempre consegue visualizar. Com essa tecnologia, fica fácil”, conta o professor Nelson.
 
Atento a cada movimento que o professor Nelson faz na lousa, David Ribeiro, 16 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio, confirma que, com a nova lousa, seja qual for a matéria, a aula prende mesmo a atenção.
 
“A gente presta mais atenção nas aulas. Fica muito melhor. Matemática, por exemplo, eu não tenho dificuldade, mas são interessantes as ferramentas que o professor tem para mostrar fórmulas e figuras”, disse David.
 
 
Lousas interativas passam a fazer parte do cotidiano das escolas públicas estaduais do Amazonas.
 
A interação que o equipamento permite entre alunos e professores não se limita ao ambiente escolar. Com apenas alguns cliques, o professor pode, por exemplo, enviar uma mensagem ao celular dos pais de um estudante.
 
“Dá para informar ao pai ou mãe sobre o desempenho do aluno, informar sobre reuniões na escola, ou até mesmo avisar que o filho deles não esteve presente na minha aula”, diz o professor Nelson.
 
Conectado à Internet, o professor tem a possibilidade de copiar telas em sites e arrastá-las para trabalhar na própria lousa, acrescentando conteúdos aos que já são oferecidos pelo equipamento.
 
 
Para o estudante David Alexandre, com o implemento digital as aulas se tornam mais interessantes.
 
Com a lousa interativa, caso o aluno fique com dúvidas quanto à explicação, o professor pode, em segundos, por exemplo, enviar para a página do estudante no Facebook todo o conteúdo da aula.
 
Cada lousa vem com mais de 900 softwares com os conteúdos pedagógicos do Ensino Infantil ao Médio, explica Alexandre Solera, representante da empresa Avançar Tecnologia, distribuidora das lousas interativas.
 
“Os conteúdos são pautados nos parâmetros curriculares nacionais. A cada seis meses há uma revisão na parte de design e a cada ano uma revisão de mudança de conteúdo e metodologia”, afirma Alexandre.
 
Nas escolas onde as lousas interativas já foram instaladas, os professores estão recebendo cursos de capacitação. Segundo Alexandre, em 20 horas de treinamento, o professor está habilitado a usar a ferramenta.
 
“Todo aluno hoje domina muito bem a tecnologia. Então, os professores podem ficar tranqüilos. Todos os educadores serão capacitados para mexer com a lousa, que é muito simples e intuitiva. Dentro da capacitação, o professor quebra todos os paradigmas que existem com relação ao uso da tecnologia”, garante Alexandre.