Escolas estaduais da zona oeste de Manaus apresentam evolução de indicadores educacionais

IMG_9786

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de sua Coordenadoria Distrital de Educação 4, reuniu, nesta semana, comunitários, pais de alunos, gestores e colaboradores das 34 escolas públicas em funcionamento na zona oeste de Manaus, para a apresentação de projetos educacionais desenvolvidos em prol do desenvolvimento dos estudantes. Na oportunidade, as escolas apresentaram, também, os indicadores que apontam a evolução dos rendimentos educacionais na rede de ensino.

A atividade de apresentação dos projetos e índice para a comunidade ocorreu na escola estadual Senador Flávio da Costa Brito, localizada na Rua Armando Cunha, s/nº, Conjunto Rio Xingu, bairro Compensa e contou com a participação do secretário Estado de Educação, Algemiro Ferreira Lima, de gestores escolares, diretores de departamento da Seduc, secretários adjuntos e representantes da Coordenadoria Distrital.

De acordo com o secretário da Seduc, Algemiro Ferreira Lima, a atividade consistiu em um momento oportuno de aproximação com a comunidade e de prestação de contas à sociedade acerca dos investimentos em Educação. “É imprescindível para o desenvolvimento educacional o estabelecimento de um elo envolvendo educadores, comunitários, estudantes e seus familiares. Desta forma, os objetivos educacionais são alcançados com eficácia. Por meio deste evento educativo realizado com a participação de representantes de nossas 34 escolas públicas estaduais em funcionamento na zona oeste de Manaus, buscamos reforçar este elo, enaltecendo a educação como instrumento para o desenvolvimento pessoal e coletivo”, apontou o secretário da Seduc, Algemiro Ferreira Lima.

Na ocasião, a Coordenadoria Distrital de Educação 4, apresentou a evolução de seus indicadores. Tendo como parâmetro os dados educacionais do ano de 2015 e os do primeiro bimestre de 2016, as estatísticas apontam a redução das taxas de reprovação escolar, de 6,24% em 2015 para 5,22% no primeiro bimestre de 2016; a redução da taxa de abandono, de 11,2% para 11,0% e a evolução das taxas de aprovação, que sinalizam a eficiência do aprendizado: de 82,5% para 83,7%.

De acordo com a coordenadora distrital 4, professora Angélica Matilde, o evento educacional agregou valor ao projeto educacional da rede pública estadual de ensino.

Abrangendo 34 escolas públicas estaduais, em Manaus, a Coordenadoria Distrital de Educação 4, conta, em 2016, com 2.750 estudantes matriculados do 1º ciclo do Ensino Fundamental; 2.311 estudantes matriculados no 2º ciclo do Ensino Fundamental; 9.230 alunos matriculados no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e 8.026 alunos matriculados no Ensino Médio.