Escolas estaduais da zona norte de Manaus apresentam projetos educacionais à população

Secretário da Seduc, Algemiro Ferreira Lima, falou sobra a importância da participação dos pais e comunitários no cotidiano escolar

Área de expansão da zona norte de Manaus conta com 39.433 estudantes matriculados em 28 escolas públicas estaduais, das quais nove estão em processo de certificação nas normas de qualidade ISO 9001.

Com o objetivo de expor à população um panorama dos projetos educacionais desenvolvidos nas unidades públicas educacionais da rede estadual, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou uma mostra com a participação de representantes das 28 escolas estaduais localizadas na área de expansão da zona norte de Manaus. A exposição de projetos e indicadores foi realizada pela Coordenadoria Distrital de Educação 7.

A exposição, direcionada a educadores, comunitários, estudantes e seus responsáveis foi promovida no espaço da escola estadual Ayrton Senna da Silva, localizada no Conjunto João Paulo II, bairro Nova Cidade.

Participando da exposição, o secretário de Estado de Educação, Algemiro Ferreira Lima falou sobre a importância da realização de atividades desta natureza, que suscitem a integração da população com o cotidiano escolar. “Um sistema educacional de qualidade se faz com a participação das famílias. Pretendemos, cada vez mais, organizar atividades como esta realizada na área de expansão da zona norte de Manaus, onde os comunitários e os responsáveis pelos estudantes conheçam os projetos e as ações desenvolvidos em prol do ensino e, assim, sejam motivados a acompanhar a vida escolar de seus filhos e integram uma gestão educacional cada vez mais democrática e participativa”, disse o secretário.

Escolas aprseentaram projetos.

Escolas aprseentaram projetos.

A área de expansão da zona norte Manaus, correspondente à Coordenadoria Distrital de Educação 7, abrange 28 escolas públicas estaduais, sendo 21 escolas convencionais, três Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis), uma escola de tempo integral (ETIs), uma escola-anexa e também três escolas em regime de colaboração administrativa com a Polícia Militar do Amazonas.

Nas escolas desta região da cidade, encontram-se matriculados 39.433 estudantes matriculados no ensino fundamental (1º ao 9º ano), no ensino médio (1º ao 3º ano), na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e projeto Avançar.

Nesta zona de expansão da cidade também atuam 1.544 professores, atuando em todas as etapas da Educação Básica.

Indicadores e projetos

Durante a exposição foram apresentados projetos educacionais trabalhados nas várias modalidades de ensino e foram evidenciadas as políticas de qualidade trabalhadas pelas escolas. “Políticas estas que estão sendo reforçadas pela certificação de nove escolas na certificação de qualidade ISO 9001”, comentou o coordenador do Distrito 7, Júlio César Meireles.