Escolas estaduais da zona leste de Manaus promovem campeonato digital

WhatsApp Image 2021-12-16 at 15.25.39

Ao todo, cinco escolas da zona leste da capital participaram da competição que mesclou atividades virtuais e presenciais.

A presença da internet no cotidiano escolar tornou-se uma realidade durante a pandemia da Covid-19. Buscando aliar a tecnologia às atividades desportivas, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) realizou, até quarta-feira (15/12), a segunda edição dos “Jogos Digitais”. 

Ao todo, cinco escolas da zona leste da capital participaram da competição, que mesclou atividades virtuais e presenciais. A disputa teve como principais modalidades os jogos: Among Us, Just Dance, Free Fire, Call of Duty e Pro Evolution Soccer.

A estudante Mônica Patrícia, do 3º ano, contou que participar do campeonato tem lhe proporcionado novas experiências no ramo da tecnologia. 

“Fazer cálculos, competir com outras escolas, tudo traz muito conhecimento para nós alunos. Além disso, nós também conhecemos outros alunos que gostam de matemática.  E também é legal conhecer pessoas que gostam de matemática”, disse Mônica. 

WhatsApp Image 2021-12-16 at 15.25.43

De acordo com o coordenador de Educação Física da CDE 5, Jorge Lelis, as unidades escolares estão retornando de forma gradativa algumas de suas atividades anuais.

“Em 2020, os jogos digitais foram um sucesso e, esse ano, temos o  intuito de continuar estimulando estes estudantes a permanecer no circuito de competições escolares, que ganhou uma nova dimensão em 2021”, explica Lelis.

Os jogos digitais ocorrem de forma individual, em dupla ou coletiva. Para participar, os estudantes utilizam os próprios celulares ou videogames. 

Os vencedores receberão troféus e, todos os participantes, medalhas. “A pandemia nos trouxe um outro olhar sobre muitas ferramentas que eram, até então, proibidas nas salas de aulas, como o uso do celular que, hoje, é o principal mecanismo para as competições digitais”, completa o coordenador.

Fotos: Arquivo pessoal