Escolas estaduais da zona leste de Manaus beneficiam 2 mil alunos com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa

01

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio de sua Coordenadoria Distrital 5 realizou em Manaus, a I Mostra de Resultados do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

No evento, sete escolas estaduais em funcionamento na zona leste de Manaus apresentaram projetos que, no ano letivo de 2013, contribuíram de maneira significativa com a alfabetização de alunos do I Ciclo do ensino fundamental.

O evento de culminância, do PNAIC ocorreu na escola estadual Myrthes Marques Trigueiro, localizada no bairro Coroado e cerca de dois mil alunos participaram da Mostra, que foi organizado de maneira criativa enaltecendo a importância da Leitura por meio de apresentações de dança, música e teatro.

Além da escola que sediou o evento, participaram também da Mostra as escolas estaduais Demóstenes de Araújo Travessa, Rilton Leal Filho, Ernane Nascimento Simão, Manoel Antônio de Souza, Aristóteles Comte Alencar e Bernadete do S. Trindade da Rocha. Cada uma apresentou uma atividade correspondente aos temas da disciplina de Língua Portuguesa. Na zona leste de Manaus (Distrito 5), dois mil alunos foram beneficiados pelo PNAIC em 2013.

Segundo a coordenadora adjunta dos anos iniciais do ensino fundamental na zona leste, Maria de Fátima Freitas, a Mostra buscou “socializar os resultados das diversas atividades desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo”. Segundo a educadora, desde fevereiro o PNAIC as escolas têm trabalhado o PNAIC a partir de quatro eixos na área de Linguagem: análise linguística, oralidade, leitura e produção textual.

Pacto pela Alfabetização

Com a proposta de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, o PNAIC é um compromisso assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal. No Amazonas é executado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atuando na disseminação de atividades diárias aos estudantes, sendo os mesmos avaliados pelo seu desempenho.

De acordo com Maria de Fátima Freitas, a contribuição do PNAIC para a educação é primordial. “O PNAIC é altamente relevante para o processo de ensino- aprendizagem, pois através das atividades proporcionadas, as crianças são incentivadas ao hábito da leitura, escrita, além de desenvolverem a habilidade da interpretação”, afirma.

“Os resultados do Pacto têm sido muito significativos, estamos satisfeitos com a atuação de nossos educadores e estudantes e esperamos ter um alcance cada vez maior com essa ação”, conclui a coordenadora.

As ações executadas através do PNAIC em parceria com a Ufam oferecem uma formação com ênfase em Linguagem para os educadores que orientarão os estudos, ocorrendo por meio de oficinas aos sábados. Para o ano de 2014, além dos eixos já trabalhados, o programa incluirá a disciplina de Matemática, sendo traçados novas abordagens que respaldem a alfabetização dos estudantes.