Escolas estaduais apresentam resultados de projetos de leitura e de redução da distorção idade-série

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Projetos desenvolvidos favorecem, respectivamente, a redução da distorção idade-série e o estímulo à leitura entre os estudantes.

Com o objetivo de divulgar os resultados e ações desenvolvidas por meio dos projetos educacionais, 30 escolas públicas estaduais localizadas na zona oeste de Manaus promoveram nesta semana a 2ª mostra dos projetos “Avançar” e “Rede de Letras”. Criados pelo Governo do Estado e executados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os projetos favorecem, respectivamente, a redução da distorção idade-série e o estímulo à leitura entre os estudantes.

A mostra contou com a participação de mais de 900 estudantes e foi realizada no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Áurea Pinheiro Braga, localizado no bairro da Compensa, zona oeste de Manaus.

De acordo com informações da coordenação pedagógica do Distrito 4 da Seduc, os projetos Rede de Letras – que incentiva o hábito da leitura e escrita entre os estudantes – e o Avançar, que viabiliza alternativas pedagógicas de aprendizado para os estudantes com distorção idade-série -, são importantes para reforçar e melhorar a qualidade do ensino nas escolas estaduais.

Para evidenciar o aprendizado adquirido com os programas, os alunos organizaram dramatizações envolvendo obras literárias brasileiras, tais como: “Sítio do Pica-pau Amarelo”, de Monteiro Lobato; “O grande rabanete”, da escritora Tatiana Belinky; “O menino narigudo”, de Walcyr Carrasco; “Os dois gatos”, de Mário Quintana, dentre outras obras.

Os estudantes também protagonizaram apresentações de dança, música e teatro com as temáticas: miscigenação e inclusão social; promovendo a autoestima pela valorização das diferenças; reciclagem; avançando no caminho das letras, dentre outros temas.

Conhecimento

Para a estudante do 9º ano da escola estadual Antônio da Encarnação Filho, Quézia Neves, 15, os dois projetos, em especial o Rede de Letras, tem favorecido o seu aprendizado. “Além de incentivar a leitura, o projeto Rede de Letras valoriza também a cultura, pois o universo da leitura nos dá a possibilidade de adquirir conhecimentos diversos, tornando esse aprendizado prazeroso”, contou a aluna.

Segundo a coordenadora do Distrito de Educação 4, professora Angélica Santos, o desempenho dos estudantes em ambos os projetos tem sido bastante positivo nas escolas estaduais da zona oeste. “Reunimos nossas escolas para apresentar os resultados alcançados ao longo de todo o ano letivo. Esses projetos são muito positivos. Com o Rede de Letras, trabalhamos com a leitura, escrita e interpretação de textos e com o Avançar, facilitamos o aprendizado dos estudantes que estão fora da faixa etária estabelecida pela educação básica”, informou a coordenadora.