Escolas de ensino médio da Seduc receberão miniestações meteorológicas

Com o objetivo de facilitar a aprendizagem de conceitos básicos e elementares das disciplinas que estudam os fatores climáticos, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do programa do Governo Federal “Ensino Médio Inovador”, vai distribuir miniestações meteorológicas em todas as escolas da rede estadual de ensino médio do Amazonas.

Mestre em biotecnologia e recursos naturais, o professor João Marcelo Lima, defende que o uso do aparelho em sala de aula estimulará a aprendizagem dos alunos nos diferentes componentes curriculares das Ciências Naturais e áreas afins. “O aprendizado fica mais fácil, porque o professor vai poder trabalhar a prática como os estudantes”, afirma Marcelo, que foi o autor do projeto para a aquisição das miniestações.

Entre outras funções, o aparelho capta informações como temperatura ambiente, velocidade do vento, temperatura máxima e mínima das últimas 24h ou 48h, altitude, umidade e ponto de congelamento. “O objetivo é trazer uma ferramenta que possa dar aos alunos a noção dos conceitos trabalhados apenas na teoria pelo professor. Às vezes, a pessoa não tem noção de questões de clima e ambiente, que ficam de fácil observação com esse aparelho”, comenta Marcelo.

Segundo o mestre em biotecnologia e recursos naturais, dependendo do assunto abordado pelo professor, dá para trabalhar com a miniestação em aulas de Geografia, Física, Ciências Naturais ou Biologia. “É uma ótima ferramenta didático-pedagógica, que só tem a somar no processo de ensino-aprendizagem”, opina Marcelo.

Marcelo explica que os dados coletados pela miniestação meteorológica no ambiente externo, por exemplo, podem ser transferidos para um CD (que acompanha o equipamento), e trabalhados dentro de sala de aula. “Por meio de um projetor, dá para o professor expor para toda sala, em uma tela grande, as informações colhidas pelo aparelho”, conta o professor.

De acordo com a Gerência de Ensino Médio da Seduc, em 70 dias, aproximadamente, as 274 escolas de ensino médio, na capital e interior, começarão a receber as miniestações meteorológicas. Cada unidade de ensino receberá um aparelho.

O valor do investimento na compra das miniestações foi de R$ 139,2 mil. A fonte do recurso foi o Governo Federal, via convênio Seduc/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).