Escolas da Zona Norte promovem Mostra de Gestão expondo avanços em seus índices de qualidade

Propondo uma nova visão de educação, baseada no tripé: ‘Escola, Família e Comunidade’, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) concluirá nesta sexta-feira (23) a 2ª Mostra de Gestão da Coordenadoria Distrital de Educação 6, que apresentou à sociedade, as ações, os projetos, metas alcançadas e rendimentos das 47 escolas da rede pública estadual, situadas na zona norte de Manaus
 
A Mostra foi iniciada na última terça-feira (20), no Centro de Educação de Tempo Integral Marcatônio Vilaça II, localizado na Avenida Max Teixeira, Cidade Nova. O evento contou com participação da primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz e do secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim.  
 
 
Em seu pronunciamento, o secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim ressaltou a importância dos painéis de gestão, cujo objetivo é levar os educadores a uma reflexão acerca dos trabalhos desenvolvidos, visando melhorias. “As Mostras também buscam prestar contas à sociedade dos investimentos em Educação. Nesta oportunidade, as escolas apresentam suas metas e demonstram seus indicadores de qualidade. Aqui, na zona norte de Manaus, por exemplo, constatamos muitos avanços e estamos motivando os educadores a buscar uma qualidade ainda maior no serviço educacional”, apontou o secretário Gedeão Amorim.  
 
Em seu pronunciamento, a primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz parabenizou todos os gestores e professores do Distrito 6 pela iniciativa em realizar a Mostra e disse que tem acompanhado de perto o retrospecto das coordenadorias e escolas públicas da capital e do interior do Amazonas, onde, segundo ela, a busca pela excelência é notável.
 
 
A coordenadora do Distrito 6, professora Emília Veloso, destacou o empenho de todas as escolas da zona norte de Manaus em buscar os melhores índices e disse que o objetivo principal para 2012 é assegurar o ensino com qualidade, buscando alcançar 85% de aprovação/aprendizagem ao final do ano letivo. “Nossa 2ª Mostra de Painéis foi organizada com muito empenho e tendo como tema ‘Família, Escola e Sociedade: Ressignificando os Nortes da Educação’, nosso objetivo é melhorar o ensino, por meio da mobilização de professores e familiares”, citou Emília Veloso.  
 
Índices
 
Sob um novo prisma, a coordenadoria Distrital 6, que atende a 80.597 alunos em todos os níveis da Educação Básica, pretende elevar o seu rendimento, que hoje é de aproximadamente 80%, para 85%, melhorar sua colocação no Ideb e reduzir os índice de reprovação e abandono escolar.
 
Conforme estatística apresentada na abertura da Mostra de Painéis, os índices de aprovação/aprendizagem das escolas do Distrito 6 avançaram de 67,1% (em 2008) para 79,5% (em 2010); os índices de reprovação foram reduzidos de 19,1% (em 2008), para 12,4% (em 2010) e os de evasão escolar foram reduzidos de 13,7% (em 2008) para 7,9% em (em 2010).