Escolas da Seduc lançam concurso cultural Pequenos Escritores

Mobilizando os jovens para um maior interesse pela escrita e a uma reflexão mais apurada sobre temas regionais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Grupo Simões lançou o I Concurso Cultural ‘Pequenos Autores’. A iniciativa será desenvolvida em seis escolas públicas estaduais da capital e além de servir como recurso pedagógico, pretende evidenciar novos talentos da literatura.

Com o tema ‘Coisas da Nossa Terra’, o concurso cultural foi lançado ontem (19) na escola estadual Waldock Fricke de Lira, localizada na comunidade Parque São Pedro (Zona Norte). Prestigiada pela comunidade estudantil e moradores da comunidade, a cerimônia contou com a participação de artistas do grupo Simões, que através do teatro e da música contaram aos estudantes uma série de histórias sobre mitos e lendas do folclore amazônico.

De acordo com a professora de Língua Portuguesa da escola Waldock Fricke de Lyra, Cledna de Moura, o concurso visa incentivar os alunos a escreverem seus próprios contos. “Vendo o quanto é divertido contar histórias sobre nossa região, o estudante se sentirá estimulado a escrever, expressando sua opinião sobre fatos de nossa terra”, explicou a professora, informando que o projeto é direcionado a alunos matriculados entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental.

Conforme seus organizadores, o projeto será realizado em duas etapas. Na primeira, cada escola pré-selecionada receberá, no período de 8 a 12 de agosto, a visita de autores regionais – entre eles o escritor amazonense Tenório Telles – que falarão com os estudantes sobre o seu trabalho no ramo da literatura, incentivando-os a escreverem. Após estas ‘oficinas’ de escrita, em um segundo momento, as melhores histórias serão premiadas e divulgadas à sociedade.

O gestor da escola estadual Professor Waldock Fricke de Lyra, João Sage, se comprometeu a dar todo o suporte necessário para a realização do projeto. “O projeto ‘Pequenos Autores’ incentivará nossos alunos a ler e expressarem suas opiniões por meio da escrita, daí sua importância”, disse.

Conforme planejamento, as dez melhores histórias de cada escola participantes do concurso serão publicadas em uma revista e também em um livro, que deve ser lançado e distribuído durante a festa de encerramento do projeto, no mês de outubro.

Participação

Para o aluno Fernando da Rocha Perdigão, a possibilidade de ver seu trabalho publicado é um grande estímulo. “Sempre gostei de ler e igualmente de escrever. Participarei do concurso, pois nele terei a chance de ver o meu trabalho divulgado”, revelou.

O Grupo Simões também patrocinará um livro de poesias, elaboradas por alunos da escola estadual Professor Waldock Fricke de Lyra, sob a orientação da professora Cledna de Moura.