Escolas da rede estadual recebem modens com tecnologia 3G para acesso a internet

Com o objetivo de eliminar os problemas de falta de conexão à internet ou baixa velocidade de acesso, escolas da rede pública estadual da capital e de mais 25 municípios do Amazonas estão recebendo do Governo do Estado 2.118 modens com tecnologia 3G, totalizando um investimento de R$ 760,2 mil.

Após repassar os equipamentos para o interior do Amazonas, nesta segunda-feira (11), o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, entregou os implementos para gestores de escolas das zonas oeste e norte de Manaus, representantes dos distritos educacionais 4 e 6.

Segundo o secretário, os aparelhos servirão para que as escolas realizem com mais eficácia e velocidade os serviços administrativos executados por suas secretarias, como atualização do Sistema Integrado de Gestão Educacional (Sigeam), lançamento de notas e consultas a sites institucionais. “Os equipamentos foram adquiridos para dar suporte aos gestores e secretários escolares, auxiliando-os na comunicação institucional e na execução de serviços administrativos e de gestão educacional”, explicou Rossieli Silva.

Para o gestor da escola estadual João Bosco Pantoja Evangelista, localizada no bairro da Compensa, professor Jeremias Colares, os materiais serão úteis para o cotidiano administrativo das unidades de ensino. “É uma medida importante que vai auxiliar a gestão de nossas escolas e, inclusive, para os professores realizarem pesquisas”, destacou o gestor.

Conforme a gerência de Administração e Patrimônio da Seduc, na capital, cada escola está recebendo seis aparelhos e as do interior recebem quatro equipamentos cada.

Segundo o secretário, as cidades com cobertura 3G da empresa Oi já estão recebendo de imediato os equipamentos. “Para atender os municípios que não são cobertos pela Oi, a Seduc planeja adquirir modens de outras operadoras, mediante uma análise de oferta e demanda do serviço, a qual já está sendo providenciada”, acrescentou Rossieli Silva.

Em reunião com gestores escolares dos Distritos 4 e 6, secretário da Seduc, Rossieli Silva falou sobre o recurso tecnológico.

Além de Manaus, os 25 municípios que já receberam os modens foram Alvarães, Anori, Autazes, Benjamin Constant, Beruri, Borba, Careiro Castanho, Coari, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Juruá, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, Tabatinga, Tefé, Uarini e Urucurituba. 202 unidades de ensino no interior foram contempladas com os equipamentos, já em Manaus 230 receberam os implementos.