Escolas da Coordenadoria Distrital 2 investem em projetos e reduzem taxa de abandono

IMG_7702

Primeiro lugar em rendimento educacional na capital no ano de 2012, com média de 85,94% de aprovação, as escolas da Coordenadoria Distrital de Educação 2 (CDE 2), iniciaram nesta segunda-feira (15) sua 5ª Mostra de Gestão. Realizada anualmente pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a atividade tem o objetivo de socializar com a comunidade os resultados educacionais obtidos em cada unidade de ensino ao longo do ano.

A CDE 2 tem hoje sob sua responsabilidade 35 escolas e um anexo. Coordenada pela pedagoga Mirian de Carvalho Verdes, que assumiu o posto este ano, a coordenadoria tem como metas para 2013 a elevação do índice de aprovação de 85,94% para 87% e a redução dos índices de reprovação (de 8,84% para 7,5%) e de abandono (de 6,12% para 5,5%).

“No início do ano, nos reunimos com as administrações escolares e elas estabeleceram suas metas. Então, foi feita uma avaliação do resultado de 2012 e estamos trabalhando para essa melhoria”, disse Mirian Verdes. O tema da 5ª Mostra de Gestão trabalhado esse ano pela CDE 2 é “A escola na construção do meu projeto de vida”. O objetivo do tema é mostrar o que a escola proporciona além do conhecimento sistematizado.

“Com a programação divulgaremos ao público os projetos que nossas escolas estão oportunizando aos alunos. Na ocasião, procuraremos mostrar aos pais que por meio do acompanhamento eles podem contribuir com um aprendizado diferenciado”, defende a coordenadora da CDE 2.

Projetos escolares são apresentados por estudantes.

Projetos escolares são apresentados por estudantes.

As escolas da CDE 2 apresentarão seus resultados e metas para 2013 até o dia 18 de julho. Uma das escolas que compartilharam seu trabalho com a comunidade no primeiro dia da mostra da coordenadoria foi a escola estadual Jacimar da Silva Gama, localizada na rua Paraguaçu, Petrópolis, Zona Sul de Manaus.

A coordenadora Mirian Verdes elogiou o trabalho desenvolvido pela escola e a participação da comunidade no evento. “A mostra tem esse objetivo: movimentar a escola, mobilizar a comunidade, mostrar seus resultados e fazer com que alunos e professores interajam. Na escola Jacimar da Silva Gama, os pais são participativos e têm estabelecido propostas para aproximar cada vez mais a comunidade da escola”, disse a coordenadora.

Colecionadora de prêmios “Escola de Valor”, a escola Jacimar da Silva Gama atende a, aproximadamente, 790 alunos, oferecendo o ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino. Em 2012, no rendimento geral, o índice de aprovação da escola foi de 91%. Dos 709 alunos que se matricularam, 659 avançaram para a série seguinte.

Coordenadora do Distrito2, Mirian Verdes disse que escolas investirão na qualidade para atingir metas.

Coordenadora do Distrito 2, Mirian Verdes disse que escolas investirão na qualidade para atingir metas.

A meta da escola para 2013 é que 99% dos alunos consigam a aprovação no final do ano, o que, segundo a gestora denotaria o sucesso dos mecanismos efetivos de ensino.  “A nossa meta é sempre 100%, mas sabemos que é difícil. Mas a escola toda está empenhada para nos aproximarmos ao máximo desse objetivo”, disse a gestora da escola, Eleonora Pinheiro.

A escola Jacimar da Silva Gama foi fundada em 2002, como anexo da escola Márcio Nery. Ao longo dessa trajetória, a unidade educacional se orgulha de ter conquistado cinco vezes o título de “Escola de Valor”, e ostentar ‘6,1’ como nota do Ideb 2011. A meta estabelecida pelo Governo Federal para aquele ano era 3,1.

O prêmio “Escola de Valor” é concedido pelo Governo do Amazonas às escolas com as melhores médias e menores índices de evasão. O prêmio financeiro é investido pelas escolas no aprimoramento dos serviços prestados à população. Em Petrópolis, a escola Jacimar da Silva Gama montou seu auditório com o dinheiro das premiações.

Participação

Rosivaldo Araújo é pai de Leonardo Maquiné, de 9 anos de idade, aluno do 4º ano do ensino fundamental na escola Jacimar da Silva Gama. Ele e a esposa, Lidinalva Maquiné, participaram da mostra de gestão, e elogiaram o trabalho desenvolvido pela unidade educacional. “Meu filho tem mostrado um bom desempenho, e percebemos que a escola tem profissionais interessados em fazer o melhor”, disse Rosivaldo.

Os pais Rosivaldo Araújo e Lindalva Maquiné acompanham na escola a apresentação do filho, Leonardo Maquiné.

Os pais Rosivaldo Araújo e Lidinalva Maquiné acompanham na escola a apresentação do filho, Leonardo Maquiné.

Mirian Verdes disse que após a conclusão da mostra, a CDE 2 vai reunir com as escolas, para traçar novas metas e avaliar os resultados alcançados em cada unidade nos seis primeiros meses do ano. “Vamos retomar a parte pedagógica. Rediscutiremos os resultados do primeiro semestre para redefinir metas para que possamos melhorar ainda mais”.

Homenagem

Com o tema “Viajando e aprendendo pelo mundo da literatura”, a escola Jacimar da Silva Gama homenageou na sua apresentação o trabalho da professora Adelaide Litaiff e alunos que integram um grupo de leitura. Eles realizam projetos que buscam desenvolver entre os estudantes o gosto pela leitura.

Realizado entre 2011 e 2012, o projeto “Universo da Leitura” foi um sucesso e ultrapassou os muros da escola. Atualmente, os estudantes que integraram a ação participam de eventos com escritores consagrados, e, com a ajuda voluntária da professora Adelaide e Nelson Castro, do Clube Literário do Amazonas, criaram seu próprio grupo, o Prometheus.

“Quando o projeto estava sendo concluído, os alunos, naturalmente tinham que deixá-lo, pois avançariam para outra série. No entanto, vi que não podíamos perder esses meninos e meninas. Então, com a ajuda do Nelson Castro e da escola, criamos o grupo Prometheus”, conta a professora Adelaide Litaiff.

Participaram da abertura da Mostra de Gestão da CDE 2, gestores de todas as unidades de ensino do distrito, professores, estudantes, além da secretária adjunta da Capital, Nazaré Vicentim e o presidente da comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Sidney Leite.