Escolas apresentam projetos de prevenção à exploração sexual visando à copa de 2014

Nesta sexta-feira (8), as 34 escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) do Distrito 1 (zona central de Manaus) realizaram o I seminário ‘Pró-Copa’, apresentando seus respectivos projetos de prevenção à exploração sexual que serão desenvolvidos em Manaus, no período que antecede a Copa do Mundo de 2014.

Integradas ao comitê estadual ‘Pró-Copa’, as escolas da Seduc desenvolverão projetos e ações visando assegurar a integridade e garantir a qualidade de vida das crianças e adolescentes atendidos pela rede pública. Sabendo que a Copa do Mundo pode estimular a proliferação indesejada do turismo sexual, as unidades de ensino terão como foco quatro linhas de ação: o combate a violência sexual infanto-juvenil, a gravidez não planejada, as doenças sexualmente transmissíveis (DST´s) e o combate à exploração do trabalho infantil.

De acordo com a representante da Seduc no comitê Pró-Copa, Aline Albuquerque, as escolas receberam orientação técnica e serão mobilizadas para a realização de um trabalho intensivo voltado para a formação dos estudantes. “De acordo com sua realidade, cada escola da capital desenvolverá um projeto específico, focado em metas para assegurar a saúde e a integridade dos seus estudantes”, explicou.

Aline Albuquerque mencionou que vários problemas sociais foram notificados em cidades da África do Sul durante a Copa de 2010 e afirmou que o Governo do Estado já está se antecipando em um amplo projeto educacional para evitar tais situações. “Em algumas cidades da África do Sul, as aulas chegaram a ser interrompidas no período da Copa porque uma quantidade expressiva de estudantes – deslumbrados pelo surgimento de oportunidade financeira – abandonaram o ensino para trabalhar. Não queremos que o mesmo aconteça no Amazonas”, declarou.

Segundo a coordenadora do Distrito 1 da Seduc, Alcinéia Nascimento, as escolas passarão a desenvolver seus projetos já neste segundo semestre de 2011, provendo a formação dos estudantes tendo como base o Estatuto da Criança e do Adolescente. “O trabalho será intensivo e acompanhado de perto por nossa equipe de coordenação. Vamos auxiliar a execução dos projetos escolares e estimular a auto-avaliação das atividades nas ações desenvolvidas entre 2011 e 2014”, apontou.

Ações preventivas

No seminário, realizado no auditório do IEA, 34 escolas apresentaram seus projetos para o público formado por gestores e pedagogos.

Localizada no bairro Praça 14, a escola estadual Farias de Brito, expôs o cronograma de suas atividades que pretendem fazer dos jovens, expectadores e colaboradores do evento esportivo, preservando-os do turismo sexual.
Já a escola estadual Estelita Tapajós, localizada no bairro do Educandos, atuará em programas de formação embasadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), disseminando informações e criando uma rede de comunicação na qual os estudantes serão disseminadores das orientações a eles transmitidas.

Participaram do seminário as escolas estaduais Antenor Sarmento, Ribeiro da Cunha, Hermenegildo Campos, Giovanni Figlioulo, Cônego Azevedo, Antônio Telles, Jacira Caboclo, Machado de Assis, Augusto Carneiro, Vicente Schetinni, Carvalho Leal, Barão do Rio Branco, IEA, Estelita Tapajós, Farias de Brito, Frei Silvio Vagheggi, Francisco Albuquerque, Diofanto Vieira, Princesa Isabel, Balbina Mestrinho, Plácido Serrano, Primeiro de Maio, Luizinha Nascimento, Saldanha Marinho, Colégio Brasileiro, Eunice Serrano, Monteiro de Souza, Nilo Peçanha, Nossa Senhora de Aparecida, Santa Luzia e Euclídes da Cunha.