Escola Euclídes da Cunha comemora 86 anos com a realização de oficina de leitura lúdica

A escola estadual Euclídes da Cunha, localizada no bairro da Cachoeirinha (zona sul de Manaus) comemorou 86 anos neste mês de março e promoveu uma série de programações voltadas aos estudantes, dentre as quais uma atividade de leitura lúdica que contou com a participação da escritora amazonense Ana Peixoto.

Alunos, irmãos, pais, tios, avós e até os professores integraram-se à atividade escolar e, de forma criativa, deram vida a personagens como onças-pitadas, macacos-de-cheiro, sucuris, periquitos e outros animais da região amazônica e sul-americana, na leitura lúdica realizada pela escritora Ana Peixoto.

A intenção, segundo a gestora da escola, era comemorar o aniversário da instituição e o ‘Dia da família’ de uma forma diferente. “Queríamos proporcionar não só a confraternização da comunidade escolar, mas também promover a leitura e a consciência ambiental”, explicou Moema Reis.

O livro encenado foi “Os Bichos da Amazônia” que faz parte da coleção “Coisas da Ana”, lançada por Ana Peixoto pela editora Valer. A obra fala sobre os diferentes animais da região e sua relação com o homem. “Caracterizamos os alunos, familiares e educadores para que eles interagissem e se sentissem, o mais próximo possível, da narrativa do livro” contou a escritora Ana Peixoto, revelando que a temática ambiental é uma de suas favoritas. “Pois desperta a cidadania através da leitura” comentou.

Interação

A aprovação dos presentes foi unânime. “Foi como se os animais saíssem do livro. Eu adorei!”, descreveu o pequeno Gabriel Levi, aluno do 5°ano.

“Isso é muito bom para que os nossos filhos conheçam os animais da nossa terra e aprendam a importância da natureza desde pequenos”, disse Maria Raimunda Bezerra da Costa, mãe de aluno.

Estudantes encenaram fábulas regionais

“Eu já estudei nesta escola e esse foi sem dúvida o aniversário mais diferente de todos, conseguiram unir confraternização, educação ambiental e incentivo à leitura em um só evento”, destacou o pai Antonio Ferreira Pereira Egas.  Para ele, é importante que a escola estimule esse tipo de atividade. “É isso que faz com que os alunos queiram vir para escola e tornarem-se pessoas melhores”, concluiu.

Em comemoração ao dia da água o grupo de dança financiado pelo programa “Mais Educação” – que oferece atividades aos alunos no contra-turno escolar –, apresentou a música “Planeta Água”.

Ana Peixoto

Professora aposentada da rede estadual, Ana Peixoto, escreve livros infanto-juvenis, tratando sobre diversas temáticas e promove, freqüentemente, leituras lúdicas em escolas municipais e estaduais, “Quintal: um lugar para ser feliz”, “Frutas do meu quintal” e “Sapos do meu quintal” são alguns dos livros lançados pela escritora.

Escritora Ana Peixoto conduziu a oficina de leitura realizada pela escola.