Escola estadual Roderick Castelo Branco é medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Protótipo de um foguete, elaborado com material reciclável, foi lançado no primeiro semestre de 2015 pela escola em um campo na Ufam

Com materiais recicláveis, escola confeccionou o protótipo de um foguete, cujo lançamento experimental ocorreu no primeiro semestre de 2015 (foto).

Localizada no bairro São José 4, zona leste de Manaus e atendendo a 1.186 estudantes, a escola estadual Roderick Castelo Branco foi destaque ao conquistar medalha de bronze na 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A escola também recebeu reconhecimento nacional, por meio de certificado oficial pela participação na 9ª Mostra Brasileira de Foguetes. As duas iniciativas são destinadas à participação de escolas públicas e particulares do país e são promovidas pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

Conforme regulamento, a escola amazonense participou das duas etapas previstas nas competições educativas. Na primeira, referente à olimpíada e por meio da qual alunos brasileiros tiveram seus conhecimentos acerca de conceitos de astronomia avaliados por meio de uma prova, o estudante Elias Nascimento, 17, matriculado no 2º ano do ensino médio destacou-se e obteve pontuação necessária para a conquista da medalha de bronze.

Equipe escolar comemore resultado.

Na segunda etapa, referindo-se à Mostra Brasileira de Foguete, os estudantes da escola estadual Roderick Castelo Branco confeccionaram e fizeram o lançamento de um protótipo de foguete. Elaborado por alunos com o assessoramento de professores da escola, o protótipo foi elaborado a partir de materiais como: garrafas pet, papelão e combustível obtido a partir de bicarbonato de sódio e vinagre.

O lançamento do protótipo do foguete confeccionado pela escola ocorreu no primeiro semestre de 2015 em um dos campos de futebol da Universidade Federal do Amazonas (foto principal), localizada na Avenida General Rodrigo Otávio, em Manaus.

Segundo o professor Antonio Rizonaldo, 25, que leciona a disciplina de Física na escola e que foi um dos orientadores dos alunos, a ideia de incentivar a participação dos alunos nas atividades nacionais surgiu a partir do interesse pelo tema (Astronomia) observado nos estudantes. “Nas aulas da Física, notei o interesse sempre crescente pelo conteúdo de astronomia. Tomamos então a decisão de inscrever a escola voluntariamente nas atividades. O resultado foi muito satisfatório e orgulha nossa comunidade escolar”, mencionou o professor.

Para o estudante Elias Nascimento, participar da atividade e alcançar a medalha de bronze, representa uma conquista pessoal. “Meu interesse por astronomia vem desde criança, quando eu cultivei o costume de observar as estrelas e os planetas. Com o incentivo do professor Antonio Rizonaldo, minhas perspectivas para buscar mais conhecimento na área foram se ampliando e posso dizer que a conquista da medalha nesta competição nacional já representa um sonho concretizado”, revelou o jovem.