Escola estadual realiza formação para professores em alusão ao Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva

Fotos_Eduardo Cavalcante_seduc_Am (30)

O evento faz parte do calendário inclusivo da Jornada Pedagógica de 2024 da CDE 2.

Em alusão ao Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, celebrado no dia 14 de abril, a Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Profª. Roxana Pereira Bonessi, localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus, realizou a primeira formação de professores voltada para a Educação Especial e Inclusiva.

Com o tema “Educação Inclusiva: conceituando leis, normativas e orientações gerais em benefício da inclusão escolar”, a formação contou com a presença de professores do ensino regular, professores da Sala de Recursos Multifuncionais e profissionais de apoio escolar das escolas pertencentes à Coordenadoria Distrital de Educação 2 (CDE 2).

A ação faz parte do calendário inclusivo da Jornada Pedagógica de 2024 da CDE 2; em que, em atenção às datas voltadas para o ensino inclusivo, as escolas pertencentes à Coordenadoria tem a proposta de realizar palestras, rodas de conversa, formações, entre outras atividades sobre a temática.

A diretora escolar do Eeti Roxana Bonessi, Eliany Campos, explicou que essa atividade em especial foi uma ideia que partiu dos professores ao notar o aumento da demanda de alunos com deficiência nas escolas. 

“Nós precisávamos nos preparar para receber da melhor forma nossos alunos e atendê-los da melhor maneira possível, respeitando suas diferenças e peculiaridades, para que possamos conviver, a escola como um todo, de acordo com a necessidade de cada um deles”, disse a diretora.

A formação 

A formação contou com a palestra da assessora da Educação Especial e mestre em educação, Regina Oliveira, que falou sobre as informações a respeito da política, dos marcos legais, da legislação vigente e de práticas que podem ser desenvolvidas em sala de aula referente à educação inclusiva. Ao final da atividade, todos os presentes recebem certificado de participação.

A assessora e professora Regina Oliveira explicou que esse é um momento ímpar que vem apenas para reforçar o trabalho colaborativo e participativo desenvolvido no Eeti Roxana Bonessi.

“Eu me sinto muito honrada e feliz em ver nossas escolas querendo, realmente, aprender sobre inclusão, para que a gente consiga ter práticas exitosas no melhor trato com os nossos estudantes”, disse a assessora.

A professora da Educação Especial e uma das profissionais presentes durante a formação, Érica Serrão, contou que o curso é extremamente importante para quebrar barreiras e incentivar o uso de metodologias diferenciadas, além de agregar mais essa parceria  da escola com a família.

“Quando a gente recebe uma capacitação e é abraçado, nós só temos a crescer e acrescentar na vida de uma criança da Educação Especial. Como educadores a gente pede esse abraço para todas as nossas crianças com deficiência também, que elas sejam abraçadas, vistas e bem cuidadas”, falou a professora.


TEXTO: Andrya Pietra

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar