Escola estadual Raio de Sol realiza passeata em favor do meio ambiente e contra a exploração do trabalho infantil

1

A escola estadual Raio de Sol, localizada no conjunto Nova Cidade, Zona Norte de Manaus, reuniu, aproximadamente, 300 alunos, nesta sexta-feira (19) em passeata com o objetivo de chamar a atenção da comunidade local para temas como o a exploração do trabalho infantil e a preservação do meio ambiente.

Vencedora do prêmio “Escola de Valor” 2012 pelo bom desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado do Amazonas (Ideam/Seduc), a escola tem entre suas atividades diárias projetos que trabalham temas como a exploração do trabalho infantil, violência sexual e meio ambiente.

De acordo com a gestora Terezinha Macedo, a passeata, intitulada “S.O.S ambiente: Pense pouco e preserve!”, foi uma forma de reunir todas as ações realizadas na escola no primeiro semestre deste ano e compartilhar o trabalho com a comunidade. “Hoje reunimos todos os projetos que desde janeiro são trabalhados pelos professores e alunos”, disse Terezinha.

Participação

A caminhada teve a participação dos pais dos alunos, que apoiaram a iniciativa. “É muito importante que desde a infância eles recebam conhecimento sobre esses assuntos para que cresçam cidadãos conscientes”, afirmou a enfermeira Kátia Andrade, mãe de Ysla Vitória Andrade, 8 anos, aluna do 3º ano do ensino fundamental.

Estudantes de várias idades participaram da passeata.

De cartaz na mão, a pequena Ysla já mostra que tem opinião formada sobre os temas tratado na passeata. “Temos que cuidar do meio ambiente e não jogar lixo no chão. E a exploração do trabalho infantil não é legal”, disse Ysla.

Daniele de Melo Assunção, mãe de Nícolas Assunção, 7 anos, disse que por causa do trabalho da escola o filho dela já demonstra conhecimento de muitos assuntos. “Isso ensina muito. Ele já aprendeu bastante sobre reciclagem, energia e transporte público. Ele tava ansioso para participar da caminhada hoje”, conta Daniele. Esse é o primeiro ano de estudo de Nícolas.

Daniele Assunção e o filho Nícolas se uniram à passeata escolar.

A dona de casa Valda Fernandes também contou que o filho, Davi Fernandes, de 6 anos, tem aprendido muito com os projetos da escola. “Ele fala em casa: mamãe, a professora falou que não pode jogar lixo na rua. É ótimo isso, porque a criança vai crescendo aprendendo o que é certo”, declarou Valda.

Orientados por agentes de trânsito e policiais militares, alunos, pais e professores realizaram a passeata ao longo da avenida Margarita, e em seguida retornaram à escola, localizada na rua Ilhas Maldivas, no Nova Cidade. Também participaram da ação representantes das secretarias de Estado e Município de Assistência Social, Conselho Tutelar e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Terezinha disse ter ficado muito feliz com a participação dos pais na passeata. E ressaltou que a presença deles tem sido uma constante na escola. “Aqui na escola a participação é grande. É uma satisfação tê-los como parceiros”, disse a gestora.

Sobre o interesse dos alunos pelos temas discutidos pela escola, a gestora conta que tem sido satisfatório, por causa do compromisso e da qualidade dos professores. “Sempre digo que se os professores são motivados os alunos são motivados. Os professores daqui são provocadores. E os alunos apenas retribuem isso”, elogiou Terezinha.

Mensagens de sensibilização em favor do meio ambiente foram divulgadas pelos alunos.

A escola Raio de Sol foi fundada em 2009. Nesse período, já conquistou o prêmio Escola de Valor por duas vezes. No mais recente, de 2012, a escola foi premiada por ter aumentado a nota do Ideam de 3,8 para 4,7.

O prêmio Escola de Valor é concedido pelo Governo do Amazonas às escolas com as melhores médias e menores índices de evasão. O prêmio financeiro é investido pelas unidades de ensino no aprimoramento dos serviços prestados à população.

A escola Raio de Sol atende esse ano 600 alunos. A escola oferece o ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino. Em 2012, 89,5% dos estudantes matriculados foram aprovados para a série seguinte. A unidade educacional tem 10 salas, laboratório de informática e biblioteca.

O quadro de servidores da escola é formado por 12 professores e 15 funcionários da área administrativa. Há apenas seis meses no posto de gestores, Terezinha disse que tem encontrado em sua equipe o apoio necessário para realizar um bom trabalho.

“Quando a gente faz uma administração democrática, as tarefas não ficam tão pesadas. É isso que procuramos fazer aqui. Dividimos responsabilidade e compartilhamos resultados”, declarou a gestora.