Escola estadual Marcantonio Vilaça I promove o Dia da Conectividade

Dia da Conectividade foi realizado em Manaus na escola estadual Marcantonio Vilaça (1)

Suscitado pela Fundação Lemann, dia temático realizado em todas as regiões do país é parte da campanha “Internet na Escola”.

A convite da Fundação Lemann, nesta semana, escolas públicas brasileiras participaram de uma mobilização nacional parte da campanha “Internet na Escola”. Na oportunidade, com o apoio regional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a escola estadual de tempo integral Marcantonio Vilaça 1, localizada na Avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, promoveu o “Dia da Conectividade”, realizando uma programação temática e desenvolvendo atividades pedagógicas fortalecidas pelo uso de novas tecnologias.

Durante a mobilização nacional em torno da campanha “Internet na Escola” realizou-se um teste de verificação da qualidade da internet, no qual se verificou, dentre outros pontos, a velocidade de conexão disponibilizada para a comunidade escolar brasileira. Os dados obtidos devem gerar o Mapa da Conectividade, que apontará posteriormente um panorama de conexão das escolas públicas do Brasil.

No Amazonas, o Dia da Conectividade realizado na escola estadual Marcantonio Vilaça 1, beneficiou 105 estudantes matriculados no 1º ano do ensino médio.

Conforme a técnica da Seduc e gerente de Mídias e Conteúdos Digitais do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, Hevanna Lima, as atividades promovidas na escola tiveram como objetivo reforçar a inserção de novas tecnologias na educação básica.

“Este já é um propósito adotado pelo Governo do Amazonas por meio da Seduc, que já vem trabalhando com a disponibilização de tablets educacionais para uso pedagógico de alunos e professores; de lousas digitais para escolas estaduais; ampliação dos mecanismos de acesso à internet e mais recentemente o lançamento do programa Saber Mais que envolve, dentre outras iniciativas, a disponibilização de aplicativos educacionais gratuitos para acesso em smartphones e tablets”, indicou Hevanna Lima.

Na escola estadual Marcantonio Vilaça os 105 alunos que participaram do Dia da Conectividade participaram de atividades desenvolvidas no laboratório de informática da escola. Atividades estas que envolveram: acesso ao aplicativo do Centro de Mídias de Educação (aplicativo Cemeam); acesso a sites e portais educacionais e, também, o envio de email padronizado nacionalmente remetido à Presidência da República.

Ainda com o objetivo de aferir a velocidade da internet escolar no teste que fará parte de um estudo nacional, os alunos também participaram de campanha informativa nas redes sociais, postando conteúdos multimídia com hashtags como #InternetNaEscola e #PelaInternetEuAprendo.

Dia da Conectividade foi realizado em Manaus na escola estadual Marcantonio Vilaça I

Para o gestor da escola, Raimundo de Freitas Hidalgo, as atividades temáticas realizadas exemplificam o trabalho que vem sendo feito de forma contínua na instituição. “O universo dos jovens está diretamente ligado à internet e às novas tecnologias que podem incrementar o ensino e contribuir para o desenvolvimento”, citou.

Conectividade é contemplada em Plano Estadual

Sancionado no último dia 30 de junho de 2015, o Plano Estadual de Educação do Amazonas tem a “Conectividade” contemplada como uma das 22 metas para elevar a qualidade da educação regional nos próximos dez anos.

Sendo a meta número 21 do Plano, para favorecer a conectividade nas escolas do Amazonas, esta meta aponta a necessidade de garantir conectividade à internet no âmbito do Estado do Amazonas, com no mínimo 5 megabytes para todas as instituições de ensino, no prazo de dez anos.

Dentre as estratégias práticas para se atingir tal meta, o Plano Estadual sugere: interligar todas as escolas das zonas urbanas dos municípios do interior do Amazonas via cabo de fibra ótica e prover uma saída comum para a Internet; ampliar em parceria com os municípios a capacidade de conectividade e atendimento do Centro de Mídias da Seduc para prestar serviços às redes de ensino garantindo a qualidade de funcionamento; estabelecer em regime de parceria ou de colaboração nas políticas públicas das instituições federais, estaduais e municipais com distintas instituições de caráter privado, mista e pública para formatar instrumentos para atendimento à meta estabelecida, dentre outras providências.