Escola estadual incentiva novos talentos por meio de sarau literário

Educação_Sarau Literário EE Dulcineia_Foto_Eduardo Cavalcante

Evento reuniu turmas das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e contou com declamações de poemas e apresentações musicais

Alunos da Escola Estadual Inspetora Dulcinéia Varela Moura, localizada no Novo Israel, zona norte de Manaus, participaram de um Sarau Literário, nesta terça-feira (30/04). O evento, desenvolvido pela direção da unidade de ensino em conjunto com a equipe pedagógica, reuniu estudantes das turmas da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.

Com o objetivo de incentivar novos talentos na rede estadual, o sarau oportunizou aos alunos um espaço para declamação de poemas e apresentação de músicas. O projeto, preparado durante todo o mês de abril, trabalhou com poemas brasileiros, bem como a performance dos estudantes para a declamação das obras.

“Um evento como esse é de extrema importância, porque, se nós formos analisar na sua essência, o sarau torna-se um objeto de pesquisa. Nada melhor do que nós aprendermos de uma maneira mais eficaz, com maior desenvoltura, do que pesquisar. O sarau ajuda o aluno a desenvolver, a criar um gosto pela leitura”, disse o pedagogo, Leandro Moraes, que conduziu as atividades.

A escola aposta no desenvolvimento de projetos como forma de estimular os jovens ao engajamento em iniciativas acadêmicas. De acordo com o diretor da unidade de ensino, Alcino Lomas, a promoção da cultura literária no ambiente escolar ocorre desde 2018, quando o corpo pedagógico passou a intensificar a realização de atividades socioculturais interligadas à leitura durante processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

“A nossa escola já tem um arcabouço de mostra de Literatura, de Humanas e de Exatas. Nós fazemos isso todos os anos, então não é difícil para nós. Nós já temos esse caminho, essa trilha andada há muito tempo”, disse o diretor, que também é formado em Letras.

“Nós sabemos que a Literatura perpassa todos os campos. Vai à História, à Geografia, à Sociologia. A gente procura investir porque vai abranger todos esses espaços dentro de cada área do conhecimento. A Literatura caminha dentro de todas as áreas do conhecimento, principalmente a poesia, que, além de ser algo bonito, é algo instigante”, acrescentou Alcino Lomas.

Protagonismo

Para a estudante da 1ª série, Adriele Costa de Oliveira, 16, a produção do Sarau Literário permitiu novas experiências.

“Eu ainda não tinha participado de um sarau. Isso aqui foi muito legal, ajuda o desenvolvimento com o público. A gente fica nervoso quando chega lá na frente, mas depois dá tudo certo. É uma sensação nova e quando você vê já passou”, disse.

O aluno Jeferson Costa da Silva, 15, também da 1ª série, recitou o poema ‘Versos Íntimos’, do autor brasileiro Augusto dos Anjos.

“Eu escolhi esse poema porque ele me tocou de uma forma muito boa, que não só fala sobre paixão, mas também sobre a visão realista da vida. E sim, ele me tocou e eu quis apresentar para meus colegas”, disse o estudante.

Já a aluna Vivian Oliveira, 15, declamou o poema ‘Eu sou estranho, sou novo’, do poeta Benjamin Giroux, que faz uma reflexão sobre o autismo.

“Foi uma experiência ótima. Eu espero que as pessoas tenham consciência de que uma pessoa autista precisa de cuidados”, destacou a estudante.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar