Escola Estadual Duque de Caxias desenvolve atividade pedagógica lúdica voltada ao ensino da leitura e escrita

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A  ‘Corrida da Leitura’ é voltada para os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental

A Escola Estadual (EE) Duque de Caxias, localizada na Compensa, zona oeste de Manaus, desenvolveu uma atividade pedagógica lúdica que tem como principal objetivo estimular a leitura, a Língua Portuguesa e contribuir para a formação de novos leitores. A “Corrida da Leitura” envolve estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, dos turnos matutino e vespertino. 

Sendo um dos diversos recursos pedagógicos utilizados com os estudantes do 3º ano, a atividade interativa idealizada pela professora de Língua Portuguesa, Antônia Carvalho, busca, principalmente, trabalhar a leitura, a separação silábica, os fonemas e a identificação de objetos de uma forma lúdica e divertida que chame a atenção dos alunos. 

A diretora escolar da EE Duque de Caxias, Ana Ruth Rabelo, explicou que, esse trabalho diferenciado realizado pela escola, é uma forma de despertar, com mais sabor, o desejo dos alunos pela leitura. 

Segundo a diretora, o projeto além de incentivar a competição de uma maneira positiva, em que eles se tornam protagonistas do processo,  também permite o trabalho individual com os alunos, visto que é possível verificar em qual nível de leitura cada estudante se encontra. 

“A leitura nos leva, às vezes, a cenários inimagináveis. Ela consegue ampliar o vocabulário e fazer com que a escrita melhore. A criança desenvolve melhor o seu papel nas outras disciplinas quando ela consegue desempenhar a leitura com mais eficácia”, disse a diretora.

Projetos 

A “Corrida da Leitura” envolve as turmas da manhã e da tarde, e consiste em uma “pista de leitura”, onde três estudantes posicionam seus carrinhos com o objetivo de ler todas as palavras em sua pista e chegar mais rápido até a linha de chegada.

Além da “Corrida da Leitura”, os alunos da EE Duque de Caxias já participaram de outras iniciativas, como “Formando Palavras”, “Ditado Divertido”, “Ficha de Leitura”, “Bombons da Leitura”, entre outros.

A professora, Antônia Carvalho, explicou que percebeu como os estudantes aprendem mais e com mais facilidade por meio desse tipo de atividades interativas. Segundo ela, é um conhecimento que eles levam para fora da escola e, em casa, eles podem por em prática tudo aquilo que aprenderam.

“As crianças aprendem brincando, então se torna uma aprendizagem prazerosa e significativa por meio desses recursos. Eles vêem uma palavra na corrida da leitura em algum outro ambiente e podem identificar, pois eles aprenderam em sala de aula”, disse a professora. 

A estudante Maria Fernanda Cabral, 8 anos, é uma das alunas da professora Antônia e comentou o quanto se diverte e aprende durante a atividade em sala de aula. 

“Uma coisa que eu gosto muito da professora Antônia é que ela ensina a gente brincando. Na ‘Corrida da Leitura’ a gente vai competindo, brincando e aprendendo a ler. Eu amo essa aula e a professora Antônia é demais”, falou a aluna.

Texto: Andrya Pietra

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar