Escola estadual de Novo Airão promove feira nutricional com estudantes

WhatsApp Image 2019-10-30 at 12.55.49

Com o tema “Comidinha da Gente – Frutas Regionais da Amazônia”, a Escola Estadual de Tempo Integral Joaquim de Paula, localizada no município de Novo Airão, distante 95 km de Manaus, realizou a II Feira Nutricional da instituição.  A ação tem como finalidade resgatar e enfatizar a importância das frutas regionais da Amazônia através da execução e elaboração de projetos, auxiliando na construção do conhecimento, desenvolvimento da criatividade e da capacidade dos nossos alunos.

Durante o evento, os professores e estudantes foram divididos em grupos, sendo que cada turma ficou responsável por uma fruta da Amazônia, definida por meio de sorteio. Com isso, as frutas escolhidas foram: buriti, bacaba, guaraná, banana pacovã, tucumã, cupuaçu, açaí, abacaxi e castanha.

A Coordenadora Regional de Educação, Neliany Castro de Menezes, explicou que os professores e alunos confeccionaram guloseimas com as frutas escolhidas para garantir o “Os alunos apresentaram pratos produzidos por eles, tudo isso também com o auxílio dos pais, visto que toda a nossa atividade é voltada ainda para a necessidade de garantir o aporte nutricional às crianças, transformando-se assim em um dos fatores mais importantes para incentivar a educação alimentar nas escolas”, destacou.

Com o trabalho, a escola ressalta, ainda, a importância de priorizar uma alimentação saudável desde cedo influenciando na qualidade de vida da população no futuro.

Os pratos apresentados durante a feira foram: pudim de bacaba, pão de bacaba, brigadeiro de buriti, mousse de buriti, crepe de buriti, salada de banana pacovã, moqueca de banana pacovã,  pudim de guaraná, dindin de guaraná, sorvete de guaraná, sopa de tucumã, patê de tucumã, bolo de açaí, taça tropical de açaí, bolo de castanha, geleia de cupuaçu, bolo de abacaxi, castanha a vácuo, bolo de castanha, tapioca de castanha, brigadeiro de açaí, dentre outros.

Ainda conforme Neliany, a feira nutricional vem se tornando uma das principais atividades do calendário escolar do município. “Esta é uma ação que é desenvolvida todos os anos pela unidade escolar e busca apresentar os conhecimentos adquiridos durante a Semana da Alimentação, onde contamos com a participação da comunidade escolar e especialmente com a colaboração de pais, alunos e professores”, destaca.