Escola Estadual de Boca do Acre aposta em ‘Gibiteca’ para melhorar o desempenho dos alunos

Aliando o lúdico à educação, muitas escolas têm conseguido tornar o ensino mais eficiente, abrangente e prazeroso. Com esse objetivo, a escola estadual Jacinto Ale, localizada no município de Boca do Acre (distante 960 quilômetros de Manaus) investe em várias ações criativas, como o projeto ‘Gibiteca’, que está levando histórias em quadrinhos para a sala de aula.
 
Referência em qualidade de ensino no Amazonas, a escola estadual Jacinto Ale, que atende do 2°ao 5° ano do Ensino Fundamental, tem o índice de qualidade (Ideb) de 5,5, superior a média nacional (4, 2) e contabiliza dois prêmios por superação de metas educacionais – Prêmio Escola de Valor –, obtidos em 2007 e 2009, além de ser referência estadual no Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam). 
 
De acordo com o gestor da escola, professor Francisco Silva Almeida, os prêmios e a eficiência do ensino são resultantes de projetos lúdicos que tornam a educação mais eficaz.
 
Uma das apostas da escola é o projeto ‘Gibiteca’, ação que cria um espaço para a leitura de gibis nas salas de aula, levando para estas, uma mesa móvel cheia de gibis, um sofá e almofadas, possibilitando aos alunos o acesso às histórias em quadrinhos e proporcionando um ambiente de incentivo a leitura.
 
Ao explicar o funcionamento dos trabalhos, a coordenadora pedagógica da escola e idealizadora do projeto, Ana Catarina Almeida, diz que o essencial é criar um ambiente favorável à leitura. “Nós levamos à sala de aula todo o material da Gibiteca, damos a cada aluno um gibi para a leitura e depois sorteamos três alunos para sentar na poltrona e falar sobre as histórias que leu para os colegas.”
 
Segundo a professora do 3° ano, Osineide Maia de Souza, além de praticar a leitura, os estudantes também treinam a interpretação textual, melhorando o desempenho nas aulas. “A Gibiteca traz uma literatura que é apreciada e interpretada com facilidade pelas crianças. As experiências surtem efeito no desempenho delas nas aulas de Língua Portuguesa”, afirma Osineide.
 
Fã de histórias em quadrinhos, o aluno do 3° ano do Ensino Fundamental, João Pedro Souza Santana, diz que gosta muito do espaço de confraternização criado pela escola por meio do projeto Gibiteca. “Fico muito animado quando é dia de Gibiteca, pois além de poder ler os quadrinhos, eu posso dividir isso com os meus amigos”, comentou.
 
As atividades da Gibiteca iniciaram no dia 26 de abril e são realizadas uma vez por semana em cada turma da escola, durante os últimos 40 minutos da aula de Língua Portuguesa. Contando ainda com um acervo limitado, a escola está aberta à doação de colaboradores. “Quem tiver interesse em doar revistas em quadrinhos para nossa escola, o contato pode ser firmado por meio do telefone (97) 3453-5333 ou pelo email esc.est.jacintoale@bol.com.br”, informou o gestor da instituição
 
 
Histórias em quadrinhos também são utilizadas
como recurso didático em escola da capital
 
A escola estadual Machado de Assis de Assis, localizada em Manaus, recebeu no último semestre, o projeto “Clube da Mafalda”, que consiste em oficinas de leitura e produção de Histórias em Quadrinhos (HQs), promovidas por estudantes de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
 
Realizado pelo ‘Programa de Educação Tutorial de Comunicação (PetCom)’ da Ufam, a ação faz parte de um projeto de extensão implantado nas escolas da rede pública de ensino cujo objetivo é despertar e incentivar o senso critico das crianças, pondo em discussão temas atuais, por meio das famosas tirinhas da personagem ‘Mafalda’.
 
Em sua segunda edição, o projeto teve como tema “Clube da Mafalda – As Histórias em Quadrinhos como Ferramenta de Comunicação Escolar” e foi realizado com uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental.
 
No encerramento das atividades, no último mês, além de receber os certificados de participação no projeto, os alunos da escola Machado de Assis lançaram um mini-gibi com ‘tirinhas’ produzidas por eles próprios.