Escola estadual Daisaku Ikeda completa seis anos de existência

Escola estadual Daisaku Ikeda completa seis anos de existência
 
Estudantes da escola estadual Daisaku Ikeda acordaram cheios de expectativa no último dia 9 de março, para realizar a grande festa dos seis anos da escola. Na quadra do projeto Jovem Cidadão, adolescentes do 6º ao 9º do ensino fundamental prepararam um evento recheado de alegria, enaltecendo a figura da grande personalidade que é o patrono da escola, o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Daisaku Ikeda. A escola localiza-se no bairro São José IV, zona Leste de Manaus.
Nas palavras de cumprimentos, a diretora da escola, Irenilce Lasmar, enalteceu a pessoa do presidente Ikeda, destacando a grande oportunidade que toda a comunidade escolar está tendo, contando com um patrono tão grandioso. “Será de fundamental importância que a escola adote cada vez mais a filosofia humanista do Dr. Ikeda”, destacou.
Desde que assumiu a gestão da escola em julho do ano passado, Irenilce destaca que com planejamento e disciplina, a escola vem apresentado resultados crescentes. “Estamos nos organizando cada vez melhor. Este evento de hoje é para comemorarmos esses resultados e a vida de Daisaku Ikeda”, disse.
Peça teatral e leitura da biografia de Daisaku Ikeda foram encenadas e apresentadas pelos estudantes, além de uma pequena mostra da produção literária do patrono.
Estudantes do 8º ano do ensino fundamental da escola Daisaku Ikeda, sob a coordenação de professores de matemática, apresentaram uma grande inovação no trabalho de produção da maquete da escola com robótica.
A escola estadual Daisaku Ikeda foi fundada no dia 6 de março de 2006.
 
Perfil Daisaku Ikeda
Nasceu em Tóquio, Japão, em 2 de janeiro de 1928.
Formado pela Escola Superior Fuji, na área de Economia, é atualmente presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), uma das maiores organizações não governamentais das Nações Unidas, com mais de 12 milhões de associados em 192 países e territórios.
Fundou várias instituições educacionais e culturais, como as escolas Soka (da educação infantil ao ensino superior), a Associação de Concertos Min-On, o Instituto de Filosofia Oriental e o Museu de Arte Fuji de Tóquio.
Pacifista, filósofo, poeta laureado e escritor, com obras traduzidas para mais de vinte línguas, é sócio-correspondente da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1992, ocupando a cadeira de no 14.
Ikeda acredita que um movimento popular centralizado nas Nações Unidas é a chave para transformar o mundo, onde imperam a desunião e a hostilidade, num lugar de coexistência pacífica. Por isso, apresenta anualmente, no dia 26 de janeiro, aniversário de fundação da SGI, sua proposta de paz.