Escola estadual Brigadeiro Camarão comemora 19 anos de fundação

Premiada em todas as edições do prêmio “Escola de Valor”, a escola estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, no bairro São Lázaro, zona Sul de Manaus, comemorou, nesta terça-feira (30), 19 anos de fundação.

A escola foi inaugurada em abril de 1994 e, a partir de junho daquele ano, passou a ser administrada em parceria pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o 7º Comando Aéreo Regional (Comar).

Gestor da escola há 13 anos, Marcos Alvim afirma que em quase duas décadas de história, a unidade de ensino acumula grandes vitórias. “O importante disso tudo é o sucesso do aluno. Aqui, o aluno sai da escola para aprovação em concursos e universidades. Isso que nos traz felicidade”, diz o gestor.

A qualidade do ensino oferecido na escola Brigadeiro Camarão a posiciona entre as unidades de ensino mais premiadas do Estado. Desde que foi criado o prêmio “Escola de Valor”, a escola não ficou de fora de nenhuma premiação.

Criado em 2008, o “Escola de Valor” é uma forma do Governo do Amazonas reconhecer o esforço das escolas com bons índices educacionais e ao mesmo tempo estimular as demais a alcançarem os mesmo resultados.

A secretária executiva adjunta da capital da Seduc, Maria de Nazaré Sales Vicentin, afirma que a escola Brigadeiro Camarão é para a secretaria referência na qualidade de ensino.

“Vale ressaltar que a escola tem ensino médio noturno e é uma escola de qualidade. Embora muitos digam que o aluno da noite vem para sala de aula cansado e sem vontade de estudar, aqui isso não acontece”, comenta Nazaré.

Alunos do 7º do ensino fundamental, os amigos Rafael Alexander Rodrigues e Flávio Costa, ambos com 12 anos, afirmam que é um orgulho estudar na Brigadeiro Camarão. E contam que a escola é uma das mais disputadas pela vizinhança.

“Os professores são bons e a escola tem vários projetos de educação e lazer”, disse Rafael. “A escola é tão boa que muitos pais querem que os filhos estudem aqui, mas não tem vaga para todo mundo”, completa Flávio.

O gestor Marcos Alvim e o comandante do 7º Comar, Brigadeiro Perez, nas comemorações da escola

O gestor Marcos Alvim e o comandante do 7º Comar, Brigadeiro Perez, nas comemorações da escola

A dona de casa Mara Amaro tem dois filhos matriculados na escola Brigadeiro Camarão: Samuel, de 9 anos, e Izabel, de 7 anos. Mara aponta a segurança e o nível de ensino oferecido aos filhos dela como as principais qualidades da unidade de ensino. “Considero a escola uma referência. Os meus dois filhos são nota dez”, diz a mãe orgulhosa.

O comandante do 7º Comar, Brigadeiro Perez, afirma que a trajetória da escola Brigadeiro Camarão o orgulha não apenas como militar, mais também como cidadão brasileiro. “Quisera Deus que todas as escolas tivessem esse padrão de excelência. A parceria com a Seduc, na pessoa do secretário de Estado Rossieli da Silva, é fundamental para esses resultados”, disse Perez.

Ao longo desses 19 anos, a escola Brigadeiro Camarão tem se destacado pelo desenvolvimento de projetos como “UTI do livro didático”, “Horta Escolar”, “Plantando um novo mundo” e “O passaporte para o conhecimento”.

Em 2012, foi de uma turma do ensino médio da escola Brigadeiro Camarão que saiu a representante do Amazonas no 5º Concurso de Redação do Senado Federal. Com a redação “Manaus: um município em busca de uma vida melhor”, Naiany Rodrigues da Silva, de 17 anos, fez bonito, e representou o Estado no programa Jovem Senador.

Para o diretor Marcos Alvim, mais que revelar talentos, projetos como o de leitura “O passaporte para o conhecimento” constroem exemplos fora e dentro da escola. “Esse projeto de leitura trabalha com alunos desde as séries iniciais. Desenvolve o prazer, o gosto, o hábito pela leitura. Mas também bons exemplos para os alunos passarem para os colegas e para a família”, avalia o diretor.

A dona de casa Mara Amaro tem dois filhos matriculados na escola Brigadeiro Camarão: Samuel, de 9 anos, e Izabel, de 7 anos

A dona de casa Mara Amaro tem dois filhos matriculados na escola Brigadeiro Camarão: Samuel, de 9 anos, e Izabel, de 7 anos

O nome da escola é uma homenagem do 7º Comar ao Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, ilustre oficial da Força Aérea Brasileira, que dedicou parte de sua vida à educação e ao desenvolvimento da Amazônia Brasileira.

Como parte das comemorações do aniversário de 19 anos, a escola Brigadeiro Camarão ofereceu durante toda a manhã de terça-feira oficinas temáticas a alunos e pais. Foram parceiros do trabalho a Base Aérea de Manaus, Hospital de Aeronáutica de Manaus, Política Militar do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas, Conselho Tutelar e a Fucapi.

Prêmios recebidos pela escola Brigadeiro Camarão:

– Prêmio Gestão Exemplar, oferecido pela Seduc (2004);

– Prêmio educacional Aluno Nota 10, oferecido pela Seduc (2004);

– Prêmio nacional de Referência em Gestão Escolar, promovido pelo Consed, Undime, UNESCO e Fundação Roberto Marinho (2004);

– Prêmio nacional de Liderança em Gestão Escolar, promovido pelo Consed, Undime, UNESCO e Fundação Roberto Marinho (2004);

– Prêmio Qualidade Amazonas, promovido pela Federação das Indústrias do Amazonas (2004, 2005 e 2006);

– Prêmio Marinha do Brasil – Operação Cisne Branco, promovido pelo Comando da Marinha (2004);

– Campeão do XXVII Jogos Estudantis do Amazonas de 2004, na modalidade futsal;

– 3º lugar geral do XXX Jogos Estudantis do Amazonas de 2007.

– Prêmio Mostra Cultural de Projetos em Arte-Educação, promovido pela Seduc.