Equipe da Secretaria de Educação acompanha preparação das escolas de Ensino Médio que retomarão aulas presenciais

dd0179a2-c123-4847-a49b-f6102400916f

Secretários adjuntos estão verificando os trabalhos de sinalização e a Jornada Pedagógica

Os secretários adjuntos da Secretaria de Estado de Educação e Desporto estão, desde a segunda-feira (03/08), acompanhando a preparação das escolas estaduais de Ensino Médio que retomarão as aulas presenciais na próxima segunda-feira (10/08). A ação está sendo realizada para conferir a Jornada Pedagógica e a sinalização sobre os cuidados de segurança em saúde adotados pela pasta para o retorno das atividades presenciais.

Escolas de todas as zonas estão recebendo as equipes da Secretaria de Educação. Nesta quarta-feira (05/08), por exemplo, a secretária executiva adjunta do Interior, Ana Maria Araújo, acompanhou os trabalhos na Escola Estadual (EE) Maria Amélia do Espírito Santo, no bairro Dom Pedro, na zona centro-oeste de Manaus. “Estamos acompanhando os trabalhos nas escolas e observando os preparativos para o retorno das aulas, na segunda-feira”, comentou.

A secretária executiva adjunta da Capital, Arlete Mendonça, esteve na Escola Estadual Frei Mario Monacelli, na zona leste da cidade. Para a secretária, a equipe escolar está focada no retorno. “A sinalização está em andamento e, no dia 10 de agosto, os alunos poderão voltar para o convívio escolar com as orientações bem claras por todas as partes da escola”, frisou Mendonça.

O professor Raimundo Barradas, secretário executivo adjunto Pedagógico, acompanhou a preparação dos professores na EE Professor Octávio Mourão, no bairro Colônia Antônio Aleixo. “A Jornada Pedagógica foi elaborada para preparar os profissionais para esse retorno diferente. É importante que todos estejam alinhados com o fazer pedagógico, além de todos os cuidados com a saúde”, salientou.

8bd61242-49fc-421b-84d3-f69e8830504a

A EE Angelo Ramazzotti foi a unidade que a secretária executiva adjunta de Gestão, Rosalina Lôbo, foi com sua equipe. Na escola, que fica na zona centro-sul da capital, ela verificou as condições das instalações. “A Secretaria de Educação está atenta em deixar tudo bem sinalizado para que toda a comunidade escolar entenda seu papel e como devem proceder nas escolas para evitar o contágio do vírus”, pontuou a secretária.

A diretora do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam), Kuka Chaves, foi à EE Nossa Senhora Aparecida, no bairro Aparecida, na zona central de Manaus. “É importante que tudo seja acompanhado e tiremos todas as dúvidas que possam surgir. Estamos retornando com as atividades presenciais, mas sempre com a preocupação com a saúde e segurança de nossos alunos e profissionais”, afirmou.

aef8d569-afe2-4c28-8788-c5d4a7026b07

Jornada Pedagógica – As atividades são voltadas para a preparação do corpo docente para as escolas. A programação conta com temas como: Acolhimento, Protocolos de Saúde, Reorganização do Calendário Escolar, Repriorização Curricular e programas Busca Ativa do Escolar e Aluno Monitor, bem como orientações sobre a Avaliação e o Programa de Recuperação da Aprendizagem. Os conteúdos serão aplicados no retorno dos estudantes às escolas da rede estadual, marcado para iniciar, de forma escalonada, no próximo dia 10 de agosto.

As atividades serão conduzidas pelas equipes gestoras das escolas da capital, apoiadas pelas secretarias executivas adjuntas Pedagógica e da Capital e pelas Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs).

Sinalizações – Todas as escolas de Ensino Médio retornarão com as atividades na próxima segunda-feira, seguindo as normas determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Banners, cartazes, adesivos nas carteiras, chão, dispensers e totens de álcool em gel, e pias com água e sabão estão sendo instalados nas escolas para receber os alunos.

Fotos: Eduardo Cavalcante