Ensino Médio do Amazonas ganha proposta curricular diferenciada

Em reunião ontem (02), com os gestores das 144 escolas que trabalham com o Ensino Médio na capital, o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, lançou e divulgou oficialmente a mais recente ‘Proposta Curricular do Ensino Médio’. O documento elaborado conjuntamente por professores do Amazonas sob a orientação e coordenação do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc servirá como subsídio para todas as escolas da rede pública estadual que trabalham com o ensino médio no Estado.

Na reunião, o secretário frisou aos gestores escolares que os esforços do Governo do Estado no campo da educação básica estão convergindo prioritariamente para a obtenção de resultados. “Temos uma série de ponderações a fazer sobre os critérios avaliativos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no entanto, estamos nos voltando para a definição de ações que contribuam efetivamente com a qualidade do ensino e consequentemente com a obtenção de melhores índices no cenário nacional”, apontou Gedeão Amorim.

O secretário disse que a busca por resultados positivos está sendo priorizada em todas as esferas do setor da educação básica, citando como iniciativas, a ampliação do número de escolas de tempo integral, a gestão escolar estratégica, as reformas e equipagem de escolas e também a capacitação de professores em todo o Estado. “Como fator estimulante para impulsionar as ações escolares na busca por melhores índices, também estamos definindo juntamente com o Sinteam uma política de premiação salarial para todos os profissionais da educação cujas escolas obtiverem ou superarem os índices esperados”, anunciou Gedeão.

Focando a busca por melhorias que resultem em maiores índices, o secretário cita a recém lançada ‘Proposta Curricular do Ensino Médio’ do Amazonas como fator determinante. “Cabe à escola traduzir em ação todo o seu planejamento, através de um currículo eficaz que garanta ao aluno o aprendizado e a formação social, trazendo-lhe novas perspectivas aliadas às necessidades do mundo contemporâneo. Essa é a perspectiva de nossa nova Proposta Curricular do Ensino Médio”, disse o secretário.

Amazonas tem nova Proposta Curricular

O texto da nova Proposta Curricular contempla ‘Fundamentos do Curriculum’, ‘Fundamentos do Saber Científico’, ‘Dimensões Lógicas da Estrutura do Conteúdo do Ensino’, ‘Conhecimento e Currículo Escolar’, ‘Disciplinas Escolares e Propostas Curriculares’, ‘Matriz estrutural do Ensino Médio’, ‘Área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias’, ‘Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias’, ‘Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias’, e ‘Avaliação’.   

A Proposta Curricular que já está acessível às escolas, foi editada em 170 páginas e 117 professores participaram de sua elaboração, em uma ação multidisciplinar e democrática.