Enem tem 124 mil inscritos no Amazonas

No próximo sábado e domingo serão aplicadas em todo o território nacional as avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, mais de 124 mil amazonenses estão inscritos no exame que além de avaliar o retrospecto do participante no Ensino Médio, caracteriza-se como processo seletivo para universidades de todas as regiões do país, assim como critério para pleitear bolsas de estudo.

De acordo com o coordenador regional do exame no Amazonas, professor Edson Melo, é importante que os inscritos observem o horário em que serão iniciadas as provas. “No Amazonas – capital e interior – as provas iniciam às 11h da manhã, no horário local. Para que não haja imprevistos, recomendamos ao candidato que ele chegue com uma hora de antecedência ao seu local de prova, às 10h da manhã”, apontou o coordenador.

Neste ano, a prova será aplicada em dois dias. No sábado (dia 6) a prova será composta somente por questões objetivas (de múltipla escolha). Neste primeiro dia o tempo de avaliação será de três horas e meia, iniciando às 11h e estendendo-se, caso necessário, até às 15h30.

Já no segundo dia (domingo, dia 7), a prova será elaborada com questões objetivas (de múltipla escolha) e Redação. Neste segundo dia o tempo de duração da prova será de quatro horas e meia, iniciando às 11h e estendo-se, caso necessário, até às 16h30.

O coordenador regional do Exame lembrou que as pessoas inscritas no Enem que, por ventura, não tenham recebido seus cartões de confirmação via correio, podem imprimir o documento diretamente no site www.enem.inep.gov.br

Caneta preta

A coordenação do Enem também lembra que, a partir deste ano, é obrigatória a utilização de caneta esferográfica de cor preta para o preenchimento dos gabaritos, sendo invalidados os cartões-resposta preenchidos no dia do exame com caneta azul ou de outra cor.

A coordenação também recomenda aos candidatos uma boa alimentação no período que antecede a prova. “É uma prova longa que exige muito do candidato. Levando em conta que para chegar aos locais de prova, muitos se deslocarão por longas distâncias – sobretudo no interior do Amazonas, por conta da estiagem – recomendamos uma boa alimentação antes da prova”, recomendou o coordenador regional do Enem, Edson Melo.

No Amazonas, mais de 124 mil pessoas estão inscritas no Exame, que será aplicado simultaneamente em 42 municípios.