Em visita técnica a Borba e Novo Aripuanã, secretário da Seduc acompanha obras escolares

IMG_8244

Em visita ao município de Borba, no dia 30 de abril, o secretário estadual de educação Rossieli Silva participou da abertura dos Jogos Escolares do Amazonas, e reuniu com gestores para tratar sobre a implantação do Fundo Rotativo nas escolas.

Depois de assistir competições do primeiro dia de jogos e cumprimentar atletas, Rossieli visitou alojamentos de algumas delegações que participam da competição. No dia seguinte, 1º de maio, o secretário participou das festividades relativas ao feriado do Dia do Trabalhador.

Ainda no município, Rossieli visitou sete escolas da rede estadual na cidade, com a secretária executiva adjunta do Interior da Seduc, Oceania Dutra, e visitou a basílica da cidade. Borba tem 6,7 mil alunos matriculados em sua rede estadual de educação, distribuídos em 12 escolas. Sete delas estão na zona urbana, e o restante na zona rural.

Antes de deixar o município, na manhã do dia 1º, o secretário de educação reuniu com os gestores escolares. Na reunião, Rossieli abordou alguns dos temas tratados no 8º Encontro de Gestores, realizado em Manaus entre os dias 15 e 19 de abril.

Um dos assuntos tratados na reunião do secretário de educação com os gestores escolares de Borba foi o Fundo Rotativo, ferramenta que viabilizará com maior agilidade o repasse de recursos financeiros às escolas da rede estadual para a manutenção e outras despesas relacionadas com a atividade educacional.

Rossieli também explicou aos gestores como vai funcionar o Programa de Intervenção Pedagógica (Pipa), também lançado no encontro de gestores. O Pipa é um programa em que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai oferecer assessoramento didático e pedagógico a escolas com baixo desempenho educacional em Língua Portuguesa e Matemática.

O deputado estadual Marco Antônio Chico Preto (PSD) também fez parte da comitiva que acompanhou o secretário de educação na visita ao município de Borba.

Rossieli prometeu retornar ao município, no mês de junho, para reunir com os professores da rede estadual, e participar dos festejos de Santo Antônio, padroeiro de Borba.

Secretário Rossieli Silva realizou a abertura dos Jeas, em Santo Antônio de Borba

Novo Aripuanã

Ainda no dia 1º de maio, Rossieli Silva seguiu viagem até ao município de Novo Aripuanã, onde visitou obras de reformas e construção de escolas.

Uma das escolas visitadas pelo secretário de educação foi a Joaquim Canamary Gualberto. A unidade de ensino entrou em reforma em 2012. O valor do serviço foi estimado em R$ 930,4 mil. Outra escola em reforma visitada por Rossieli foi a Julieta Lopes de Albuquerque. Estimados em R$ 1,6 milhão, os serviços de recuperação da unidade de ensino iniciaram também em 2012.

As reformas nas duas escolas são realizadas por meio de convênios firmados entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Prefeitura Municipal de Novo Aripuanã.

Em Borba, Rossieli visitou as sete escolas da rede estadual na cidade

Durante reunião com professores, gestores e autoridades do município, Rossieli falou das providências que o Governo do Estado do Amazonas está tomando para apressar a conclusão das obras.

Segundo o coordenador da Seduc no município, Almerísio dos Santos Marques, as duas escolas em reforma têm capacidade para atender 2,2 mil alunos. Novo Aripuanã tem cinco escolas da rede estadual.

O secretário também visitou em Novo Aripuanã as obras de conclusão de uma Escola Padrão com ginásio e 12 salas.