Em projeto de Geografia, estudantes da rede estadual visitam monumentos urbanos da cidade de Manaus

_DSC0050

Para favorecer junto aos seus alunos um maior entendimento acerca da ocupação, construção e uso do espaço urbano na cidade de Manaus, a escola estadual Frei Mário Monacelli, localizada na zona leste de Manaus, promoveu nesta semana, uma visita guiada aos principais pontos turísticos do centro da cidade. A atividade envolveu a participação de 50 estudantes.

Sob a orientação do professor de Geografia, José Nunes, os estudantes visitaram alguns dos principais pontos históricos de Manaus, dentre os quais: Praças da Saudade, do Congresso e da Polícia; Mercado Adolpho Lisboa; Escadaria dos Remédios; Largo de São Sebastião; Relógio Municipal e Obelisco de Manaus.

_DSC0026

De acordo com o professor José Nunes, a proposta do projeto escolar, que combina aulas expositivas e pesquisas sobre o processo de urbanização no Brasil e no mundo, é propiciar aos alunos o conhecimento sobre os motivos que levaram à existência dos elementos históricos na cidade de Manaus.

“Nosso maior objetivo foi facilitar o entendimento sobre o processo de crescimento e urbanização que ocorreu na cidade de Manaus, desde a elevação do Amazonas à categoria de província, o apogeu econômico da economia da borracha, o surgimento da Zona Franca de Manaus, entre outros momentos relevantes na história da nossa cidade. Acredito que foi uma atividade bastante positiva para os nossos alunos”, informou o professor.

_DSC0174

Segundo a gestora da escola, professora Maria Bartira, ações como esta garantem um aprendizado mais eficaz. “Projetos como este, trabalhado na disciplina de Geografia, despertam o interesse dos estudantes pelo conhecimento, já que combina a exposição dos conteúdos em sala de aula e a sua aplicação prática. O resultado foi grandioso”, afirmou a gestora.

Localizada na Avenida Grande Circular, bairro Alfredo Nascimento, a escola estadual Frei Mário Monacelli é administrada pelo Governo do Estado e pertence à Coordenadoria Distrital de Educação 6 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).