Em Parintins, escola da rede estadual reforça o ensino da Matemática por meio de jogos educativos

DSC01692

Para reforçar o ensino da Matemática a escola estadual Caburi, localizada na zona rural do município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), desenvolve com seus alunos o projeto “Jogos Matemáticos”. Com a ação pedagógica, crianças e adolescentes estão abandonando a ideia de que a disciplina é de difícil compreensão e assimilando com maior facilidade os conteúdos.

Aliando criatividade e raciocínio, uma das novidades trazidas pelo projeto é que os jogos foram produzidos no próprio ambiente escolar. Alguns deles são: Futdama, Geometral, Jogo da Malhadeira, Lototempo e Desafio dos Bumbás.

Coordenando o projeto, o professor Josenildo Farias, conta que a ação educadora surgiu da necessidade de tornar mais dinâmicas as aulas. “O objetivo maior é despertar o interesse dos alunos para a matemática e garantir um bom aproveitamento na disciplina. O resultado está sendo satisfatório”, informou o professor, explicando que o projeto é desenvolvido com alunos do ensino fundamental e do ensino médio.

DSC01070

Para professor Josenildo, a criatividade deve nortear o fazer pedagógico e é um requisito fundamental no processo educativo. “Sabemos que o conteúdo nem sempre é fácil de ser repassado aos estudantes. Cabe, portanto, ao professor criar mecanismos que facilitem o aprendizado. Trabalhando a matemática de forma lúdica, temos notado um maior interesse por parte dos alunos e, consequentemente, o rendimento destes tem sido maior”, avaliou.

Criatividade

De acordo com o professor, cada um dos jogos foi criado com objetivos específicos. “No jogo ‘lototempo’, por exemplo, o conteúdo é direcionado ao estudo da probabilidade. Já no jogo ‘geometral’, são trabalhadas as principais figuras geométricas. No jogo ‘desafio dos bumbás’ as atividades são norteadas por um jogo de xadrez que combina, inclusive, orientações sobre trânsito.

O objetivo maior da escola, de acordo com o professor, é que os alunos compreendam as noções básicas da matemática, desenvolvendo habilidades como o raciocínio lógico e até mesmo a interpretação de textos, através da interdisciplinaridade com a disciplina de Língua Portuguesa.

Na escola estadual de Caburi, aproximadamente 300 estudantes têm acesso ao projeto.

Administrada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a escola estadual de Caburi é responsável pelo atendimento a 513 estudantes matriculados na modalidade de ensino fundamental e médio.