Em parceria com o TCE, Seduc realiza palestra sobre autismo para servidores da educação

autismo_site

Com o objetivo de melhorar o atendimento e treinar os servidores públicos da educação para lidar com estudantes que apresentam o autismo na rede pública estadual do Amazonas, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, nesta quarta-feira (6), a palestra “Analisando os transtornos do espectro do autismo”, ministrada pela professora mestre Maria Elisa Granchi Fonseca, via Centro de Mídias.

A palestra disseminou conhecimentos acerca dos transtornos do espectro do autismo e foi direcionada a todos os servidores públicos da educação. O evento aconteceu em dois momentos: de forma presencial, realizada no auditório do TCE, localizado no bairro Parque Dez de Novembro e em formato de teleconferência, transmitida via Centro de Mídias de Educação aos servidores estaduais que atuam nos 61 municípios do Amazonas.

Durante a palestra, os servidores tiveram a oportunidade de se inteirar acerca das características que fazem parte do autismo, como o perfil comportamental, os níveis de severidade e condições de aprendizagem. A proposta esteve voltada à discussão dos efeitos do autismo na pessoa e como gerar programas específicos de ensino para quem possui o quadro.

As discussões foram conduzidas pela professora, coordenadora do Programa Autismo Infoco, psicóloga, mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e coordenadora geral do Centro de Autismo da Associação de Pais e Alunos Excepcionais (Apae) de Pirassununga, em São Paulo, Maria Elisa Granchi Fonseca.

De acordo com Maria Elisa, a palestra para os servidores foi muito positiva e a iniciativa das capacitações, inovadora.

A psicóloga destacou que é necessário conhecer as diferenças entre o autismo e demais deficiências. “Para falarmos de currículo adaptado para pessoas com autismo, precisamos ensinar esses professores a diferenciar o que o autismo tem que outra deficiência não tem. Hoje, falar de autismo é entender um novo funcionamento, apresentar o autismo nas escolas. O aluno com autismo é diferente de qualquer outro aluno porque ele tem outro funcionamento, entendimento de mundo, outro cérebro e por isso as metodologias de ensino precisam ser diferentes para atender a demanda do autismo. Então são recursos adaptados, material mais flexível, existe um currículo em cima do que já existe então a ideia é apresentarmos para a escola o que fazer a partir de um entendimento do que é o autismo. O Amazonas está realizando um trabalho inovador no Brasil oferecendo essas palestras e capacitações para os professores”, disse.

A diretora do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan) da Seduc, Kátia Regina Mendes, destaca que esse é o início das capacitações que serão oferecidas para os professores da rede pública estadual.

“Estamos iniciando as capacitações para os professores da rede pública estadual. Nessa primeira palestra, a temática escolhida foi o autismo até porque é um assunto que está sendo muito discutido atualmente na mídia. Realizamos a palestra com os professores da capital e agora estamos realizando com os municípios do Estado do Amazonas, pois é importante também que os nossos professores dos municípios do interior do Estado possam participar das capacitações e palestras para saberem identificar um aluno com autismo, saberem acompanhar e receberem informações importantes para que eles possam melhorar o processo de ensino aprendizagem deles em sala de aula”, disse a diretora.

A capacitação tem o apoio do Instituto Superior de Formação Continuada LTDA (Infoco Pólis Civitas), responsável por fazer a execução das formações.