Em parceria com a Ufam, Seduc promove o II Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas

enproll site-01

Com o tema “Políticas e ações para o ensino de Línguas e Literaturas”, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promoverá o II Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas (Enproll). O evento será realizado entre os dias 24 e 26 de agosto, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que fica localizada na Avenida General Rodrigo Otávio, nº 6.200, bairro Coroado I.

O Encontro tem como objetivo oportunizar aos professores de Língua Portuguesa, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Estrangeira Moderna (Inglês, Espanhol, Francês e Japonês) que atuam no ensino básico da rede estadual do Amazonas, a discussão sobre as novas práticas e reflexões acerca do ensino-aprendizagem e pesquisa no âmbito do ensino básico do Estado.

Além disso, o evento é uma oportunidade dos participantes compartilharem experiências, vivenciar a formação continuada, tendo como o principal foco aprofundar o conhecimento do processo metodológico em sala de aula, incentivando os participantes a se interessarem pela área da pesquisa e pela produção de textos acadêmicos.

Na Seduc, a Gerência do Ensino Fundamental II é a responsável pela organização do evento. A novidade desse ano em relação à edição anterior é que o evento será transmitido para o interior do Estado via Centro de Mídias de Educação do Amazonas da Seduc.

O evento é gratuito e estará aberto para o público em geral. A programação do Enproll envolve conferências, mesas redondas, sessões de comunicações coordenadas, minicursos, pôsteres e apresentações culturais.

Inscrições

Para participar do evento, os professores poderão se inscrever pelo site do Enproll na internet: http://enprollam.wix.com/enproll-am. O período de inscrição que já iniciou, foi prorrogado até o dia 15 de agosto.

As inscrições para os minicursos serão realizadas durante o credenciamento e para os ouvintes basta preencher a ficha de inscrição no site do evento.

De acordo com o gerente de Ensino Fundamental II da Seduc, Eriberto Façanha, a realização do Enproll é relevante para os participantes porque contribui para o desenvolvimento dos professores e traz novas práticas pedagógicas.

“O encontro traz novas práticas pedagógicas no campo das línguas e literatura. Além disso, a realização das palestras e minicursos é uma forma de desenvolvimento para os professores que irão participar, é uma qualificação profissional para esses docentes tanto na prática quanto na formação continuada. Com isso, os professores estarão mais qualificados em desenvolver as atividades em sala de aula com seus alunos e melhora a qualidade do ensino para esses estudantes”, disse.

O coordenador da organização do Enproll pela Seduc, professor Lucas de Oliveira, afirmou que o evento é um meio de incentivar os professores a se qualificarem. “O Enproll é um meio de renovar a concepção dos professores de que eles precisam retornar à universidade e também é um modo de incentivá-los a se especializarem e se qualificarem, buscando uma pós-graduação ou mestrado”, contou.

Programação

O II Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas será realizado em três dias, em que serão trabalhos sete componentes curriculares nos minicursos: Inglês, Francês, Japonês, Língua Indígena, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Espanhol.

No dia 24 de agosto, será feito o credenciamento dos participantes, às 7h. Após esse momento, será realizada a abertura do evento, às 8h, no auditório Eulálio Chaves. A programação será seguida de mesa redonda, conferências e os minicursos na Faculdade de Estudos Sociais (FES).

Nos dias 25 e 26, a programação terá continuidade com conferências, amostras de estágios, minicursos e mesa de discussões também na FES. No dia 26, haverá também o encerramento do evento no auditório Eulálio Chaves, às 17h.

O evento contará também com a presença de professores de universidades de outros estados, como o Professor Dr. Roberto Pontes, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Professora Dra. Lilian Bacich, do Instituto Península; professor Dr. Sinval Filho, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e o professor Xóan Lagares, da Universidade Federal Fluminense (UFF).