Em Manaus, Seduc e instituições parceiras dão início à Semana da Consciência Negra

image (89)

Com o tema “Negros do Amazonas e as políticas públicas brasileiras”, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) deram início, na manhã desta segunda-feira, 16 de novembro, à Semana da Consciência Negra. O evento reúne estudantes, professores e pesquisadores, marcando a celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado nacionalmente no dia 20 de novembro.

Realizada no auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Ufam, localizado no bairro do Coroado, zona leste de Manaus, a atividade se estenderá até a próxima quarta-feira, 18 de novembro.

Organizada por meio de palestras e mesas de debate, a ação tem o objetivo de promover a discussão acerca da presença dos negros na sociedade, destacando a luta histórica contra a discriminação racial e a conquista de seus direitos enquanto cidadãos. A programação inclui palestras e mesas de debate tratando sobre os temas: “Direitos Humanos e Questão Negra”; “Segurança Jurídica, Migração e a Questão das Minorias”; “Segurança Pública e Etnicidade”; “Estado Laico, Intolerância e Diversidade Religiosa”, dentre outras.

De acordo com o representante da Seduc e assessor pedagógico da Gerência de Atendimento Educacional à Diversidade, professor Ciro Dantas, a discussão promovida tem um papel fundamental por disseminar, junto à comunidade estudantil, a importância dos eventos que celebram a data histórica. “É muito positivo ver a integração da Universidade com a Seduc e outras instituições parceiras nesse evento que visa debater um tema tão relevante em nossa sociedade. Além dessa ação, vale ressaltar que as nossas escolas estaduais, durante todo o mês, estão promovendo atividades particulares, para suscitar essas discussões junto aos estudantes”, afirmou o professor.

A abertura do evento contou com a palestra “As identidades étnico-raciais no Brasil e as políticas de ação afirmativas”, ministrada pela doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professora do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia da Ufam, Renilda Costa de Liz, cuja abordagem esteve direcionada aos acontecimentos que se sucederam mediante às relações raciais no país.

“Uma das discussões a serem trazidas para essa semana é a questão das relações raciais no Brasil, enfatizando como elas ocorreram e explicitando as configurações sociais, políticas e intelectuais que fizeram com que a temática das ações afirmativas pudesse estar hoje em debate na sociedade como um todo e também na forma de implementação de políticas públicas, principalmente no campo educacional”, mencionou a pesquisadora.

Respeito à Diversidade

Participando das discussões nesta segunda-feira, a estudante do 2º ano do ensino médio da escola estadual Deputado Josué Cláudio de Souza, Ariane Teixeira, 17, citou a importância do evento como forma de sensibilizar os estudantes acerca do respeito à diversidade presente na sociedade. “Acredito que essas discussões sejam fundamentais, principalmente pelo fato de que, em pleno século XXI, a sociedade ainda seja marcada pelo preconceito à grande diversidade que temos em nosso país. É preciso que as pessoas amadureçam e percebam que somos todos iguais, independente de religião, cor da pele e cultura. Essa é uma excelente iniciativa”, ressaltou a estudante.