Em Itacoatiara, professores fazem da chamada escolar um momento lúdico de aprendizagem

(Divulgação)

Para favorecer uma maior compreensão de temas trabalhados em sala de aula, professores da rede pública estadual de Itacoatiara (distante 270 quilômetros de Manaus) estão fazendo do registro da frequência nominal dos estudantes, um momento lúdico de aprendizagem. Desenvolvido nas escolas estaduais Maria Rosa Mendes Mendonça Lima, Fernando Ellis Ribeiro, Ronaldo Marques da Silva e Senador João Bosco Ramos de Lima, as “Chamadas Dinâmicas” têm atribuído um valor pedagógico ao momento de registro da presença estudantil.

No município, a iniciativa foi da professora Maria Zenite Rolim de Matos, que leciona a disciplina de ensino religioso na escola estadual Maria Rosa Mendes Mendonça Lima. Na escola, a atividade é aplicado junto a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

A metodologia da atividade é simples e a boa aceitação por parte dos alunos revela o seu impacto e capacidade agregadora. Antecipando-se à aula o professor seleciona frases relacionadas aos temas trabalhados em sua disciplina, escreve-as em retalhos de papel e deixa à disposição dos alunos, de modo que cada um fique com uma destas frases. No momento da chamada escolar, ao ser anunciado seu nome, o aluno responde a presença lendo para toda turma sua frase.

Segundo a professora Maria Zenite Rolim, a ideia de desenvolver a atividade surgiu da necessidade de criar metodologias diferenciadas para os alunos se integrarem melhor ao ambiente de estudo. “Ao notar que as aulas precisavam ser mais dinâmicas, pensei em fazer uma acolhida mais calorosa aos alunos. Optei, então, em fazer do registro nominal de frequência um momento oportuno para novas aprendizagens” explicou a professora.

Professora Maria Zenite Rolim de Matos deu início ao projeto escolar

Professora Maria Zenite Rolim de Matos deu início ao projeto escolar

Maria Zenite cita que a iniciativa teve boa aceitação por parte dos alunos, atingindo seus objetivos. “No momento da chamada, ao ouvir o próprio nome o aluno lê, em alto e bom som a mensagem que recebeu. Esta atitude gera uma integração eficaz entre a turma e auxilia na fixação dos temas abordados. Em se tratando de ensino religioso, a dinâmica é uma boa fonte de criatividade e disseminação de valores para os jovens”, concluiu a professora.

Devido ao sucesso da atividade, as “Chamadas Dinâmicas” que tiveram início na escola estadual Maria Rosa Mendes Mendonça Lima passaram a ser adotada por professores de outras unidades de ensino, dentre as quais as escolas estaduais Fernando Ellis Ribeiro, Ronaldo Marques da Silva e Senador João Bosco Ramos de Lima.

A professora Edlucy França, que leciona a disciplina de ensino religioso na escola estadual Ronaldo Marques da Silva, também aderiu à iniciativa. Para ela, a proposta trouxe maior dinâmica às aulas e elevou a capacidade de participação dos alunos.  “Os estudantes compreenderam a importância do projeto e participam com entusiasmo”, revelou.

Sob a coordenação da professora Edlucy França (em destaque), Chamada Dinâmica é desenvolvida na escola estadual Ronaldo Marques da Silva

Sob a coordenação da professora Edlucy França (em destaque), Chamada Dinâmica é desenvolvida na escola estadual Ronaldo Marques da Silva