Em Iranduba, Seduc promove seminário para divulgar ações do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Seminário foi realizado em Iranduba

Reunindo educadores da rede pública para divulgar os preceitos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu no município de Iranduba (distante 32 quilômetros de Manaus) um seminário educacional no qual foram tornadas públicas as primeiras ações do pacto.

Realizado no auditório da escola estadual Isaías Vasconcelos o seminário reuniu mais de cem profissionais da educação e foi dirigido e planejado pela Coordenadoria Educacional da Seduc instalada em Iranduba.

Por meio do Pacto Nacional, o Ministério da Educação (MEC) e as Secretarias Estaduais de Educação assumiram o compromisso pelo fortalecimento, valorização e a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas do país.

No município de Iranduba, entre os meses de setembro e dezembro, teve início a primeira etapa do Pacto Nacional. “Durante este seminário, professores que participaram das formações já realizadas expuseram o levantamento feito nas escolas do município acerca da qualidade do ensino e as propostas para melhoria dos índices educacionais”, citou a coordenadora da Seduc em Iranduba, professora Rose Ebling.

Avaliando os resultados do seminário, a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, Vera Lúcia Lima, mencionou que o encontro mostrou o engajamento dos professores e da comunidade escolar nas ações do Pacto. “Participamos do encontro e a percepção que temos é que o Pacto está mobilizando as escolas, principalmente professores e gestores, que estão buscando coletar dados a respeito do que precisa ser melhorado nas práticas pedagógicas, além de propor soluções para melhorar os índices educacionais”, destacou a professora Vera.

O seminário contou, também, com a presença de representantes da gerência de Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos, além da secretária Adjunta Pedagógica, Oceania Rodrigues Dutra.

Pacto Nacional

Neste ano, dividido em duas etapas, o Pacto contempla o aprofundamento das seguintes temáticas: currículo, juventude, organização no trabalho escolar e avaliação, além da investigação dessas temáticas e investimento em processos de desenvolvimento curricular e de orientação para o processo de ensino e aprendizagem do Ensino Médio no âmbito do Estado do Amazonas, na capital e nos 61 municípios.