Em escolas estaduais, cantatas de natal favorecem a inclusão social de estudantes

Slide 1

Ao concluir suas atividades letivas de 2015 e no ensejo das festividades natalinas, as escolas públicas estaduais do Amazonas têm promovido encontros de integração envolvendo estudantes, familiares, professores e comunidade. Para marcar estes momentos de integração e o encerramento das atividades do ano, as instituições de ensino têm promovido, dentre outras atividades, concertos e cantatas natalinas.

Localizada na Avenida Joaquim Nabuco, centro de Manaus, e voltada para o atendimento especial a alunos com deficiência auditiva, a escola estadual Augusto Carneiro dos Santos foi uma das unidades de ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a promover atividade diferenciada.

Atendendo neste ano de 2015 a 121 estudantes especiais a escola promoveu nesta semana uma festividade na qual os estudantes foram protagonistas de um “Presépio Vivo”, com encenação do relato bíblico do nascimento de Jesus Cristo.

Cantata de Natal realizada pela escola estadual Augusto Carneiro dos Santos.

Cantata de Natal realizada pela escola estadual Augusto Carneiro dos Santos.

Para a gestora da escola estadual Augusto Carneiro dos Santos, professora Haideé Carneiro, a iniciativa teve um caráter inclusivo. “A inclusão social permeia todo o trabalho desenvolvido pela escola. Nesta programação de encerramento do ano letivo não poderia ser diferente e fizemos questão de oportunizar a participação de nossos estudantes”, frisou.

Localizada no bairro São Lázaro, zona sul de Manaus, a escola estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, também promoveu uma atividade temática, com a 6ª edição de seu concerto natalino. A programação foi parte das ações do projeto “Musicalizando”.

Segundo o gestor da escola, Marcos Alvim, o projeto é desenvolvido em todo o decorrer do ano letivo e por meio dele, estudantes têm a oportunidade de aprender ou aperfeiçoar a técnica musical em flauta, violão e teclado e coral.

Atividade temática também foi realizada pela escola estadual Brigadeiro João Camarão.

Atividade temática também foi realizada pela escola estadual Brigadeiro João Camarão.

“Com o concerto natalino, realizado anualmente, procuramos dar destaque aos talentos dos nossos alunos apresentando à comunidade o resultado do trabalho desenvolvido no decorrer do ano. O projeto Musicalizando também busca desenvolver nos alunos a valorização, por meio da música, da cultura popular, regional e também erudita”, explicou o gestor da escola, citando que aproximadamente 70 alunos fazem parte do projeto.