Em dez anos, Amazonas amplia em 22,4% o índice de estudantes que concluem o ensino médio na idade correta

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Nesta semana, uma pesquisa divulgada pelo Movimento Todos pela Educação realizada com base em dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad) coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o Amazonas é um dos Estados brasileiros que mais evoluiu no índice de estudantes que concluem o ensino médio na idade correta, com 19 anos.

A evolução histórica do Amazonas nestes indicadores aponta que em dez anos, o Estado avançou de 28,7% (em 2004) para 51,1% (em 2014) no índice de estudantes que concluíram o ensino médio com 19 anos de idade.

O índice de 51,1% registrado pelo Amazonas no ano de 2014 é superior ao índice geral da região Norte (45,7%), da região Nordeste (48,4%) e de Estados como Pará (37,5%), Alagoas (37,9%), Roraima (44,7%), Maranhão (48,7%), Piauí (45,5%), Sergipe (39,8%) e Bahia (43,7%).

Tendo como base o salto de crescimento registrado em dez anos (2004-2014) a evolução dos indicadores do Amazonas (22,4%) supera a de Estados como Minas Gerais, que avançou 21,6%; Rio de Janeiro, que avançou 5,7%; Paraná, que avançou 5,3%, Santa Catarina, que avançou 11,4%; Rio Grande do Sul, que avançou 9,0% e São Paulo, que avançou 8,2% em dez anos.

O percentual de crescimento do mesmo índice registrado pelo Amazonas, em dez anos (22,4%) é superior, também ao crescimento no mesmo período do percentual geral registrado pela região Norte (22%), região Sudeste (11,3%), região Centro-Oeste (18,8%) e região Sul do país (7,7%).

Para o secretário de Estado de Educação do Amazonas, Algemiro Ferreira Lima, os resultados revelam que as políticas educacionais desenvolvidas no Amazonas têm impacto positivo, favorecendo a escolaridade e o desenvolvimento dos cidadãos. “São dados que demonstram que as políticas educacionais executadas pelo Governo do Estado, principalmente as voltadas para o ensino médio que é uma atribuição prioritária do poder público estadual, são impactantes”, comentou o secretário Algemiro Ferreira Lima.

De acordo com o secretário da Seduc, Algemiro Ferreira Lima, indicadores apontados pela pesquisa revelam a eficácia das ações educacionais providenciadas pelo poder público estadual.

De acordo com o secretário da Seduc, Algemiro Ferreira Lima, indicadores apontados pela pesquisa revelam a eficácia das ações educacionais providenciadas pelo poder público estadual.

Segundo o secretário da Seduc Amazonas, a evolução evidenciada pela pesquisa é de grande relevância e servem como incentivo para o desenvolvimento de um serviço educacional de qualidade crescente. “Resultados como esse mostram que a educação tem avançado positivamente em nosso Estado e nos incentiva a continuar criando e executando políticas que favoreçam o aprendizado de nossos jovens”, afirmou o secretário da Seduc, Algemiro Ferreira Lima.

Ações

Além das ações pedagógicas desenvolvidas pelas escolas da rede estadual do Amazonas e dos programas que buscam a redução do abando escolar, a tecnologia tem sido utilizada pelo Governo do Estado para favorecer a escolaridade na idade correta. Uma destas ações é o programa “Ensino Presencial com Mediação Tecnológica”, por meio do qual, estudantes de mais de três mil comunidades rurais no Amazonas têm acesso a aulas diárias, com professores presenciais, por meio do Centro de Mídias de Educação, administrado pela Seduc.