Em comemoração ao dia 19 de abril, escola estadual de Manaus realiza Jogos Indígenas

Fotos Eduardo Cavalcante (2) (1)

Projeto foi realizado em alusão ao “Dia dos Povos Indígenas”

“É um meio de ensinar os estudantes sobre a cultura e os povos indígenas. Com os jogos fortalecemos suas tradições e garantimos o aprendizado”, diz o professor Jairo Silva de Araújo, coordenador dos Jogos dos Povos Indígenas, realizado na Escola Estadual (EE) Humberto de Campos,  zona centro-oeste de Manaus. O projeto cultural e interativo tem como foco a aprendizagem dos estudantes da rede estadual. 

A iniciativa ocorreu em homenagem à data comemorativa nacional do Dia dos Povos Indígenas, um dia representativo em respeito pelos povos e pela história. A programação contou com fantasias temáticas, aprendizado cultural e brincadeiras educativas, como arranca a macaxeira e rola tora, atividades típicas dos povos originários. 

O professor de educação física e coordenador da iniciativa comenta como o projeto se tornou um momento de aprendizado e imersão das crianças em culturas diferentes, costumes e tradições diversas. 

“Nós mostramos, por meio dos jogos, como a cultura é construída na sociedade. Alguns jogos conhecidos, como “manjas” e queimada, são normalmente de raízes europeias, já estas brincadeiras, como macaxeira e rola tora, são dos nossos povos, e eles aprendem sobre isso brincando”, diz Jairo. 

A aluna Amanda Figueiredo, do 5º ano do Ensino Fundamental, diz que gostou muito do projeto pois pôde se divertir com os colegas e aprender algo novo. 

“O que eu mais gostei da cultura foram as brincadeiras, como eles envolvem a natureza. Meu jogo favorito foi a “arranca macaxeira”, eu me diverti muito aprendendo sobre o cultivo e depois jogando com meus amigos”, diz Amanda. 

Fotos: Eduardo Cavalcante – Seduc/Am