Em celebração ao Dia do livro Escola Santo Antônio realiza exposição de livros pelos alunos

Fotos_Eduardo Cavalcante_seduc_Am (42)

A atividade foi realizada com os estudantes 2º ano do Ensino Fundamental do turno vespertino

Em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, a  Escola Estadual Santo Antônio, localizada no bairro Santo Antônio, zona Oeste de Manaus, realizou a atividade ‘Lendo e Escrevendo com Lobato’ com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

A atividade foi realizada com o objetivo de trazer aos estudantes formas diversificadas e lúdicas de aprendizado, em que conhecimento de leitura e escrita, narração e identificação dos gêneros textuais foram trabalhados com os estudantes em sala de aula.

A ação consistiu em uma exposição onde os alunos realizaram uma mostra de todos os livros produzidos por eles durante o período de aprendizado sobre os gêneros textuais. Na atividade, também ocorreu a união da produção dos livros, juntamente ao estudo da obra “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, do autor brasileiro Monteiro Lobato, em que os estudantes se fantasiaram dos personagens.

A diretora escolar da E.E. Santo Antônio, Victória Dinardi, explicou que a exposição foi aberta aos estudantes de outras turmas da escola, para que eles pudessem ver as produções dos estudantes e as fantasias permitissem uma imersão maior e um aprendizado mais divertido.

“Essa é uma forma que a gente vê, lúdica, para que eles se sintam leitores e também produtores de texto, que a linguagem escrita seja realmente parte do cotidiano deles”, disse a diretora.

A exposição 

A exposição realizada pela turma do 2° ano foi a culminância das atividades de estudo desenvolvidas ao longo do período, em que os estudantes puderam desenvolver a leitura, a escrita e a coordenação motora reproduzindo textos de fábulas, contos, lendas e receitas, além de ilustrações dos livros. 

A professora de Língua Portuguesa e idealizadora da atividade, Elionete da Silva, explicou que essa é uma atividade que, além de colaborar para o aprendizado dos estudantes em relação à leitura e à escrita, também reforça o lado lúdico e criativo dos alunos.

“Foram momentos muito prazerosos onde eles aprenderam brincando o que é uma receita, o que é uma fábula, uma narração, todos se empenharam e foi uma atividade incrível e muito satisfatória”, disse a professora. 

A aluna, Bárbara Magalhães, 7 anos, foi uma das estudantes da turma que se divertiu durante a produção do livro. Para ela, foi muito divertido e ela pode se conectar com a mãe e o irmão, que a auxiliaram na produção.

“Minha mãe me ajudou a desenhar e meu irmão me ajudou a pintar. Eu fiz um jornal bem bonito e meu favorito foi a receita de bolo, porque meu avô fez esse bolo de chocolate para mim”, disse a aluna. 

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar