Em atividade da disciplina de Física, escola Mª Madalena Santana promove campeonato de lançamento de protótipos de foguetes

IMG_3749

Localizada na zona leste de Manaus, escola estadual Maria Madalena Santana promoveu campeonato que é parte da Mostra Brasileira de Foguetes, atividade paralela à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Em Manaus, os estudantes do ensino médio da escola estadual Maria Madalena Santana de Lima, localizada no bairro Armando Mendes, na zona leste de Manaus, estão aprendendo Física de uma forma criativa e inusitada. Com a assessoria pedagógica de professores da área eles executam experimentos práticos da disciplina e na última semana participaram de um campeonato de lançamentos de protótipos de foguetes. A atividade realizada é parte das programações exigidas para participação na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), a qual a escola amazonense está inscrita.

Envolvendo os trabalhos de confecção dos protótipos e dos procedimentos de lançamento destes, o concurso contou a participação de aproximadamente 200 estudantes, matriculados no 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da escola.

De acordo com o professor de Física da escola estadual Maria Madalena Santana de Lima, Antônio Rizonaldo, o concurso teve como objetivo incentivar nos estudantes o gosto pela disciplina e o interesse pelas ciências. “Esta foi a primeira vez que os alunos participaram de uma experiência com estas características. O concurso de lançamento de protótipos de foguetes foi importante pois os estudantes trabalharam na prática aquilo que aprendem na teoria, em sala de aula. Todo esse projeto servirá para motivá-los a um maior interesse pela disciplina de Física, despertando-os também para a curiosidade em conhecer fundamentos de Astronomia”, comentou o professor.

Para a confecção dos protótipos de foguete, os estudantes fizeram uso de garrafas pet e foi usado como combustível, vinagre e bicarbonato.

01

Segundo o professor Antônio Rizonaldo, 25 protótipos de foguetes foram confeccionados para a participação na competição e, após o lançamento, alguns deles chegaram a atingir a altitude, média, de 70 metros a partir do solo.

Participação

Participando da competição, a aluna do 1º ano do ensino médio, Ana Rebeca Rocha, 15, disse que por meio da atividade, pôde colocar em prática o que aprendeu em sala de aula. “Foi a primeira vez que participei de uma experiência como esta e pra mim, foi algo totalmente novo. Avalio o concurso de lançamento de foguetes como uma nova oportunidade de aprender sobre Física, uma disciplina com a qual eu não me envolvia mas que a partir deste jeito novo de aprender, passei a atribuir uma maior importância”, revelou a aluna.

Mostra e Olimpíada Nacional

A escola estadual Maria Madalena Santa de Lima está inscrita na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) que é uma das atividades da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba).

A mostra e a olimpíada são abertas à participação de escolas públicas ou privadas e as atividades ocorrem nas próprias unidades de ensino inscritas as quais organizam competições educativas e, com o devido registro, marcam sua participação nas programações nacionais.

De acordo com o portal da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, 9.053 estudantes de 59 escolas públicas e privadas do Amazonas, participaram das programações no ano de 2015. As informações com as estatísticas de participação nos últimos oito anos pode ser conferida no portal: www.oba.org.br, acessando o link “Gráficos da Oba”