Educadores do Amazonas terão premiação salarial por desempenho

O Governo do Estado, em uma iniciativa inédita no Amazonas, vai estabelecer uma política de valorização para os servidores da educação básica (Seduc) oferecendo premiações salariais aos educadores cujas escolas obtiverem os indicadores educacionais esperados. A ação denominada "Premiação por Mérito do Desempenho Educacional" visa impulsionar a qualidade do ensino e estimular as escolas a desenvolver projetos e planos pedagógicos que garantam o efetivo sucesso do aluno.

O governador do Estado, Eduardo Braga, ao participar da reunião ordinária do Conselho Estadual de Educação, nesta semana, destacou que o reajuste é importante mas o que vale é o cumprimento das metas. "É preciso que se tenha compromissos com as metas e que os nossos alunos possam ser mais qualificados, e isso só depende dos professores e gestores" destacou Braga. O governador disse, ainda, que espera liberar R$ 30 milhões até o final de 2008 e que, em 2009, quer alocar mais R$ 60 milhões para a educação.

Esta ação do Governo do Estado terá como parâmetro os resultados obtidos por cada escola no "Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)", que atesta a eficiência dos estudantes finalistas do ensino médio e também no "Índice de Desenvolvimento da Educação", que atesta o aprendizado dos alunos do ensino fundamental. Ambos os índices são verificados e divulgados pelo Ministério da Educação (Mec) após a realização de avaliações aplicadas em todo o território nacional.

A iniciativa do Governo do Amazonas está focada em resultados tangíveis e tem como objetivo favorecer o ensino de qualidade e dar visibilidade ao Estado no ranking nacional da educação. Na prática, o professor e o servidor cuja escola atingir a média esperada, terão direito, no final do ano, ao 14º ou até mesmo ao 15º salário. (Se a escola oferecer Ensino Médio e Ensino Fundamental e atingir os índices esperados nas duas modalidades de ensino).

Os critérios avaliativos e normativos estão sendo definidos pelo Governo do Estado juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Amazonas (Sinteam) e serão amplamente divulgados à comunidade docente. A premiação incorporada ao salário passa a vigorar já neste ano.