Educadores da rede estadual do Amazonas têm artigos publicados em obra nacional

Professores Orlando Félix, Júlio Meireles e Antônio Menezes tiveram artigos publicados

Dez educadores da rede estadual de ensino do Amazonas têm artigos publicados na obra “Casos de Gestão: Políticas e situações do cotidiano educacional”.

Reunindo estudos de casos relacionados à gestão educacional, analisados em escolas e redes de ensino de diferentes regiões do país, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou o livro “Casos de Gestão: Políticas e situações do cotidiano educacional”. Chegando à segunda edição, a publicação nacional conta com artigos de dez professores da rede pública estadual de educação do Amazonas. Os autores integram o programa de mestrado da instituição.

Subdivida em nove seções, a obra é formada por 41 artigos científicos, com estudos de casos sobre: Ensino Superior; Avaliação Educacional; Políticas de correção de fluxo; Ensino médio e educação profissional; Tecnologias de Informação e Comunicação; Gestão Educacional; Formação de Professores e Gestores; Políticas para a equidade; e Planejamento e Monitoramento. Os artigos referem-se às dissertações de mestrado de seus respectivos autores.

Integram a obra, os educadores da rede pública estadual do Amazonas: Hadaquel Alcântara, João Ribeiro Costa, Raimunda Passos, Orlando Félix Moura, Meiriane Vieira, Lindalva de Oliveira, Jorge de Oliveira, Antônio Menezes da Costa, Jeordane de Andrade e Júlio César Meireles de Freitas.

Publicada em âmbito nacional, obra conta com artigos científicos de dez professores da rede estadual do Amazonas.

Publicada em âmbito nacional, obra conta com artigos científicos de dez professores da rede pública estadual do Amazonas.

Entre os trabalhos regionais publicados na obra nacional está o do sociólogo Antônio Menezes da Costa. Com a dissertação “A implementação do Programa Mais Educação em escolas do campo de Manacapuru”, o pesquisador afirmou que a obra, com seus 41 artigos científicos, é bastante significativa por retratar diferentes realidades e projeções para a educação em todo o Brasil. “Esse é um trabalho fundamentado em uma metodologia científica, representando um referencial de pesquisa para estudantes de todas as partes do mundo. Em se tratando da educação no Amazonas, os casos de gestão indicam caminhos para melhorar o que foi detectado como problemático”, citou Antônio Menezes, que atualmente exerce a função de Coordenador Estadual da Educação do Campo.

Referência

Com a proposta de analisar o processo de implantação da certificação ISO 9001 na Coordenadoria Distrital de Educação 7 (zona norte de Manaus), o servidor estadual da educação, Júlio Meireles, também teve seu artigo publicado. Sendo o primeiro da turma de profissionais da rede estadual do Amazonas a obter a qualificação e o título de mestre pelo referido programa, o pesquisador destacou a importância da divulgação das pesquisas como futuras referências para outros servidores.

“O curso de mestrado, financiado pelo Governo do Estado em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora é um investimento bastante positivo, pois os mestres estão sendo credenciados a contribuir qualitativamente com os projetos desenvolvidos em âmbito regional, somando esforços frente aos desafios educacionais de nosso Estado. Essa publicação é bastante relevante para tornar públicos esses casos de gestão”, avaliou.

Com o trabalho de pesquisa “Apropriação dos resultados do Sadeam (Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas) em duas escolas da rede estadual do Amazonas”, o técnico da Assessoria Executiva de Avaliação da Seduc, Orlando Moura, também teve seu artigo científico selecionado na obra. Para ele, a publicação é uma forma de apresentar à sociedade o resultado dos investimentos públicos no programa. “É muito gratificante ter seu trabalho selecionado. Acredito que a publicação da nossa pesquisa sinaliza que estamos no caminho certo. Além disso, com as dissertações, sugerimos uma reflexão sobre os rumos da educação desenvolvida no Brasil, que pode ser de grande utilidade para pesquisadores e para entidades educacionais”, citou.

Programa de Mestrado

Iniciativa exitosa de formação de gestores e técnicos da educação pública, o programa de mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública já completou cinco turmas (2010, 2011, 2012, 2013 e 2014), capacitando 657 mestrandos de 24 instituições estaduais, municipais, federais, internacionais, privadas e franqueadas.

No Amazonas, por iniciativa do Governo do Estado, via Seduc, 110 vagas no curso já foram disponibilizadas para educadores da rede pública estadual de ensino.