Coordenadoria Distrital de Educação 6 convoca família para garantir ensino de qualidade

10

O desafio de garantir a aproximadamente 72 mil alunos um ensino de qualidade na zona mais populosa da capital amazonense não será superado sem a ajuda dos pais. Esse foi o recado que a coordenadora da Coordenadoria Distrital de Educação 6 (CDE 6), Emília Veloso, passou à comunidade, no primeiro dia da IV Mostra de Gestão das 27 escolas e dois anexos auxiliados pela CDE 6, na zona Norte de Manaus.

“Esse momento serve para mostrar um raio-X de cada escola. Para ver quem está mal e precisa melhorar. E quem está bem e precisa ficar naquele patamar. Para isso, pedimos ajuda da comunidade, a ajuda dos pais. Porque sem a parceria dos pais fica difícil para os nossos professores apresentarem nesse momento resultados satisfatórios”, disse Emília, durante visita à escola estadual Cid Cabral da Silva, no bairro Cidade Nova.

A Mostra de Gestão é um trabalho realizado todos os anos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na capital e no interior do Estado. O objetivo é apresentar para a comunidade o volume de recursos públicos destinado a cada escola e o desempenho educacional de cada unidade ao longo do ano. Na capital, onde há sete coordenadorias distritais, a mostra iniciou na segunda quinzena de maio, e se estende até o mês de julho.

Emília Veloso afirma que mais que ter escolas premiadas, a CDE 6 tem lutado para garantir que todas as escolas tenham oportunidades iguais. E que a qualidade de ensino seja algo experimentado por todos os alunos das unidades de ensino na Zona Norte.“O desafio é sempre aumentar nossos índices com qualidade. Mostrar bons índices, mas, acima de tudo, com os nossos alunos aprendendo. Para que eles cheguem diante de uma prova Brasil ou Sadeam, e tenham o desempenho de quem realmente aprendeu”, ressalta a coordenadora.

A coordenadora Emília Veloso afirma que mais que ter escolas premiadas, a CDE 6 tem lutado para garantir que todas as escolas tenham oportunidades iguais

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Zona Norte é o bairro mais populoso de Manaus. Em 14 anos (de 1996 a 2010), o número de habitantes naquela área da cidade passou dos 169.323 para 501.055, um crescimento populacional da ordem de 195,9%.Em números percentuais, o crescimento foi superior ao do experimentado por toda a capital no mesmo período, que foi de 55,7%. Em 1996 a cidade tinha 1.157.357 moradores. Em 2010, o número passou para 1.802.357.

Pelo volume de alunos sob a jurisdição da CDE 6, a coordenadora disse ter consciência do tamanho do desafio. Mas disse confiar no trabalho da equipe. Principalmente nos gestores das 27 escolas e dois anexos.

“Estamos com 72 mil alunos. A nossa coordenadoria tem muito mais alunos do que coordenadorias que têm mais escolas. Aregião Norte de cidade tem um número muito grande de clientela, mas, com a parceria dos pais, com recursos da Seduc para melhoria do ensino, como melhorescondições de trabalho para os professores, temos condições de realizar um bom trabalho” disse Emília.

As escolas da Zona Norte já têm provado potencial. O Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Marcantônio Vilaça II, no bairro Cidade Nova, é dono da maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos anos finais (do 1º ao 3º ano do ensino médio): 6,4. O Ceti é uma das 305unidades de ensino no Amazonas (de um universo de 330) que atingiram a meta federal de 3,1 para 2011. O Ideb foi criado pelo Inep/MEC e busca representar a qualidade da educação a partir da observação de dois aspectos: o fluxo (progressão ao longo dos anos) e o desenvolvimento dos alunos (aprendizado).

12

Outra escola que tem dado conta do recado, segundo Emília Veloso, é a Cid Cabral da Silva.O ideb da escola do 6º ao 9º ano do ensino fundamento passou de 2,7, em 2005, para 3,6 em 2011, ano em que foi realizada a última avaliação. “Essa escola melhora cada vez mais. É uma das escolas que está crescendo na nossa coordenadoria”, afirmou Emília.

Gestora da escola Cid Cabral da Silva há um ano e meio, Josefa Lourenço disse que tem trabalhado para aproximar os pais da escola. “Realmente, os pais estão distantes. Mas temos trabalhado isso com a convocação de reuniões e falando da importância deles no desenvolvimento educacional dos filhos”. A unidade de ensino atende hoje 2.489 alunos, nos três turnos.

Para apresentar seus índices educacionais, nesta segunda-feira, a escola Cid Cabral da Silva abusou da criatividade. Com o tema “Cine Escola: Formação e Exercício da Cidadania”, os alunos, coordenados pela professora Waleska Cordeiro, relacionaram filmes e frases clássicas do cinema com os desafios que a escola enfrenta no dia a dia em busca de um ensino melhor.

“Muitos educadores utilizam o cinema como um instrumento pedagógico. Os filmes narram histórias com um teor moral que podem servir de algum exemplo para os alunos.Existem filmes históricos, épicos, os musicais, que desenvolvem não só as habilidades cognitivas, como também as percepções artísticas do estudante”, explica a professora Waleska, que realiza esse ano um projeto sobre cinema na escola. A ação faz parte do projeto Ciência na Escola.

Em número

90,3%: Foi o índice de aprovação na escola Cid Cabral da Silva, em 2012, nas turmas no 9º ano do ensino fundamental.

82,59%:Foi o índice de aprovação na escola Cid Cabral da Silva, em 2012, nas turmas no 3º ano do ensino médio.

523,34: Foi oíndice da escola Cid Cabral da Silva, em 2011, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O índice projetado para aquele ano foi 600.