Educadora norte-americana visita escolas estaduais

Intercâmbio
Programas educacionais desenvolvidos no Amazonas recebem destaque de Educadora norte-americana

Nesta semana, a gestora escolar norte-americana, Sandra Boyles, cumpre agenda no Amazonas e conhece várias escolas e programas educacionais desenvolvidos pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A educadora integra a comitiva de gestores participantes do programa “Intercâmbio Brasil – Estados Unidos de Diretores Escolares”, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação e pela Embaixada norte-americana no Brasil.

Nesta segunda-feira (8), Sandra Boyles foi recebida pela Secretária Executiva da Seduc, Sirlei Alves e ao participar de reunião com a equipe gestora da Secretaria, teve acesso a um panorama geral da educação básica desenvolvida no Amazonas e informações sobre aspectos culturais e sociais da região.

No mesmo dia, a gestora acompanhou a rotina escolar do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre (localizado no centro de Manaus) e visitou as instalações do Centro de Mídias da Educação, programa desenvolvido pelo Governo do Estado que atende aproximadamente 30 mil estudantes de comunidades rurais com a oferta de ensino via-satélite.

Além da programação realizada no início desta semana, a gestora norte-americana visitou, na última quinta-feira o Centro de Educação de Tempo Integral Áurea Braga (inaugurado no bairro da Compensa), conheceu pontos turísticos de Manaus e juntamente com técnicos da Embaixada dos Estados Unidos ainda participará de reunião com gestores da educação local.

Na audiência desta quinta-feira, na sede da Seduc, Sandra Boyles se disse entusiasmada ao conhecer a cultura regional do Amazonas e muito grata pela oportunidade de compartilhar experiências e conhecer de perto a gestão de projetos que estão favorecendo o desenvolvimento do Amazonas e do Brasil, destacando o Centro de Mídias e os Centros de Educação de Tempo Integral, administrados pela Seduc.

Na mesma oportunidade, a Secretária Executiva da Seduc, Sirlei Alves, disse à educadora norte-americana que o Amazonas a recebe como muita satisfação e, dada a importância da interação entre as culturas, colocou a Seduc à disposição da Embaixada para parcerias como esta.

Programa de Intercâmbio

A visita da educadora norte-americana ao Amazonas faz parte do programa “Intercâmbio Brasil – Estados Unidos de Diretores Escolares”, desenvolvido desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação, que viabiliza a troca de experiência entre gestores educacionais do Brasil e dos Estados Unidos, visando melhorar a qualidade de gestão escolar através de referências positivas.

Nos últimos três anos, o Amazonas participou do programa enviando aos Estados Unidos os gestores Mary Sinara (da escola estadual Carlos Pinho, de Manacapuru), Haideé dos Santos (da escola estadual Augusto Carneiro, de Manaus) e Amim Hadaad (da escola estadual Benjamim Magalhães Brandão, de Manaus).

Sandra Boyles

Sandra Boyles atua na educação há 30 anos. Já foi professora e atualmente é diretora da Battlefield Primary School, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos. Sua escola é referência no país e ganhou prêmios, como o “Escola-Destaque” (de 2002 a 2009) e o prêmio Estadual por desempenho escolar (por três anos consecutivos) por superar as médias educacionais em seu Estado.

A educadora norte-americana também visitará o Acre e quer na visita ao Brasil trocar experiências sobre liderança institucional e conhecer modelos bem sucedidos no ensino da leitura e da matemática.

Resultados

Como resultado prático do programa de intercâmbio, muitas escolas amazonenses passaram a adotar projetos inovadores, como é o caso da escola estadual Araújo Filho, em Parintins. Após participar da comitiva que visitou escolas norte-americanas no ano de 2005, a gestora da escola, Cleuza Barros, implantou um curso diferenciado de Língua Inglesa, que é desenvolvido em parceria com uma escola dos Estados Unidos.