Educação será destaque na Campus Party Transire Amazônia

PAS_2646

Evento internacional acontece pela primeira vez em Manaus, em março de 2020

A Campus Party (CP) é a maior experiência de inovação e criatividade do mundo. O evento – com 79 edições em 14 países e mais de três milhões de participantes, ao todo – chega a Manaus em março do próximo ano e terá a Educação como um dos destaques da sua primeira edição.

O secretário de Estado de Educação, Vicente Nogueira, assinalou que o Governo do Estado já confirmou apoio ao evento, que acontecerá na Arena da Amazônia. “A Seduc-AM se disponibiliza a prestar todo tipo de auxílio para que o evento seja realizado da melhor maneira possível”. 

Em reunião ocorrida nesta quarta-feira (02/10), na sede da pasta, o embaixador da Campus Party (CP), Salustiano Fagundes, também falou da implementação dos laboratórios Include, locais em que crianças de 5 a 15 anos aprendem sobre robótica e inovação tecnológica.

“O foco dos Includes são pessoas em vulnerabilidade social, moradores de zonas ‘vermelhas’ e áreas que, dificilmente, as pessoas teriam acesso a uma impressora 3D. Serão 10 em todo o Estado, sendo metade no interior”, afirmou o Embaixador. 

No Amazonas, a procura e implantação dos laboratórios estão a cargo da porta-voz da Campus Party na Região Norte, Yara Laiz Souza; da jornalista Juçara Menezes; da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); e do Instituto Transire.

Campus Party Transire Amazônia – Pela primeira vez em Manaus, a Campus Party Transire Amazônia acontecerá de 18 a 22 de março do próximo ano, na Arena da Amazônia. Serão três dias e duas noites de evento, com atividades multidisciplinares em que jovens, comunidades, universidades e empresas se unem para construir o futuro por meio da tecnologia, de uma maneira consciente e responsável.

Em 2020, o Amazonas se destacará pelo pioneirismo: Manaus recebe a primeira edição da Campus Party Transire Amazônia, patrocinada pela Transire Eletrônicos, que será completa: cinco dias, seis palcos, palestrantes de renome nacional e internacional (Magistrais), área Open e acampamento. A previsão é que 100 mil pessoas prestigiem a CP, entre os dias 18 e 22 de março.

É a primeira vez que uma empresa privada patrocina o evento, em todo o Brasil; o Estado é o segundo a receber o evento na Região Norte, o segundo a fechar duas edições seguidas e ainda terá 10 laboratórios Include, divididos entre capital e interior.

O governo do Estado entra como parceiro da Campus, cedendo a Arena da Amazônia para o evento. O governador Wilson Lima esteve presente no lançamento e garantiu o apoio, no auditório da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas.

Entre os legados da CP, o maior são os laboratórios Include: dez locais cederão aulas de Robótica, Inovação e Tecnologia para crianças de 5 a 15 anos de áreas de risco e em situação de vulnerabilidade. A UEA cederá as bolsas-auxílio para os monitores, enquanto a Transire Amazônia montará a infraestrutura.

A articulação para a vinda do evento deu-se com o embaixador da CP, Salustiano Fagundes, a porta-voz da Campus na Região Norte, Yara Laiz Souza, e de Juçara Menezes, em voluntariado.

Fotos: Cleudilon Passarinho/Seduc