“É uma coisa quase que inefável poder mostrar algo novo para eles”

WhatsApp Image 2018-04-26 at 08.31.30

Se pararmos para pensar, analisaremos que hoje a internet é uma das ferramentas mais acessáveis do planeta e de fácil acesso para todos. Com isso, essa facilidade de aprendermos outras línguas é muito maior, entretanto, apesar de tudo isso e da possibilidade de interação com internautas de outros idiomas, a quantidade de brasileiros fluentes na língua inglesa ainda é muito baixa. E por que isso ocorre? Porque ferramentas não bastam. Aprender uma segunda língua é uma questão de cultura, hábitos e interesse.

Há uma vasta literatura sobre o assunto, abordando força de vontade, motivação e possibilidades. O segredo então, será começar com uma dose de estudo que consiga manter e fazê-lo por uma determinada quantidade de tempo. Tendo à frente pessoas determinadas que queiram segurar na mão e levar para um caminho de aprendizagens, novos tipos de linguagens e novas culturas, lembrando sempre, que a língua portuguesa sempre será a porta de entrada para ter sucesso em qualquer outro idioma.

E foi pensando neste contexto, em mudar o formato de aulas de inglês, que o professor de Língua Inglesa, Alberto Santana, de 33 anos, da Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, localizada na Zona Centro-Oeste de Manaus, decidiu iniciar um projeto que mudasse a visão da escola. Ele criou o “Sarau Literário, encontro das Línguas Portuguesa e Inglesa”, que teve como objetivo contribuir para que os educandos conheçam e utilizem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e funcional. Compreender nas práticas pedagógicas atividades para o desenvolvimento global do individuo tais como processo de socialização consciente e crítico, exercício de convivência democrática, atividade artística com preocupação de organização e estética. O sarau literário é capaz de ressignificar as práticas pedagógicas, também pode ser uma estratégia didática, pois a cadência ritmada que apresenta desperta maior interesse pela leitura e escrita, favorece o processo de ensino e aprendizagem dos educandos. É nessa perspectiva que a Área de Linguagens do Ensino Médio da Escola Estadual Maria da Luz Calderaro tem trabalhado.

O Sarau é um evento pedagógico e cultural planejado para discutir: literatura, expressão corporal, música, explanar sobre as obras da cultura nacional e estrangeira e ampliar o repertório sobre estilos literários e autores que marcaram a história de uma linguagem artística e sua influência. É uma oportunidade para favorecer e potencializar a cooperação entre os interlocutores do processo educativo e desse modo a valorização daqueles que participaram ativamente no processo. O projeto foi iniciado devido a necessidade de inovar no ensino da língua inglesa, e nada melhor que unir o entretenimento com o conhecimento, dentre os quais se destacam a música, dança, teatro etc. E cada aluno trabalhou de acordo com sua especificidade.

“Como professor de Língua Inglesa, é uma coisa quase que inefável poder mostrar algo novo para eles, muitos dos quais nem sabiam o que era um sarau literário. Eles vivenciaram isso, ver o empenho e dedicação desses alunos e muitos agradecendo pelo evento é realmente muito gratificante”, disse o professor Alberto Santana.

Parabéns aos nossos mestres, que nos convidam a voar em sua sabedoria, mesmo sabendo que este voar depende das asas de cada um de nós.