‘É necessário ter, no mínimo, noção de arte e cultura’

novo-site4

 

Quando falamos em arte, a nossa imaginação flui, os pensamentos tomam forma e as ideias de culturas e pensamentos voam longe, apreciando sempre a cultura. Assim, o conceito de arte estará sempre ligado à história do homem e do mundo, porém não estará preso necessariamente a determinado contexto, pois é essencialmente inconstante. Vivemos em um mundo onde tudo passa pelas tecnologias e a sociedade estará sempre será marcada pelos desafios políticos, econômicos, e decorrentes de uma nova configuração da realidade, o mundo das redes de comunicação e as informações veiculadas.

Pensando em trazer mais cultura para sala de aula, o professor de Artes e Filosofia da Escola Estadual de Tempo Integral Danilo de Mattos Areosa, localizado no município de Novo Airão/AM, o professor Raimundo Hércules, de 42 anos, criou o projeto Arte na Escola, onde o objetivo é motivar os alunos a gostar não só da disciplina de arte, mas também ter um contato direto com ela, no sentido de poder tocar, cantar, sentir a música. Assim como conhecer outas áreas de atuação, como o teatro, circo e artes visuais, além de ter uma relação e interação melhor com a pintura, desenho e história da arte.

Os alunos usam a pintura rupestre, onde aprendem a utilizar material reciclável, o carvão e outros objetos. A ideia do professor é que seus alunos, além de aprender mais sobre a cultura, tenham a consciência de reciclar e cuidar do patrimônio escolar.  Um exemplo são os alunos que desenharem nos muros da escola, sem rabiscos ou pichações. Desta forma, o estudante cuida e preserva algo que foi feito por ele.

Com o projeto, os alunos foram visivelmente analisados e avaliados com mudanças satisfatórias dentro da escola e passaram a ter interesse maior pelas aulas, interagindo com os grupos escolares, respeitando os colegas e fortalecendo o combate ao bullying dentro da escola.

“Para melhoria do ensino, é necessário ter, no mínimo, noção de arte e cultura, assim, o conhecimento dos alunos são resgatados e teremos uma sociedade com pensamentos mais claros sobre a arte”, disse o professor Raimundo Hércules.

A arte foi e sempre será sinônimo de expressão de sentimentos, emoções, revoltas, traumas… Nossa forma de ver a arte ou de fazer arte revela a compreensão que temos do mundo. Fazer educação muitas vezes é necessário abrir o espaço de si próprio para mostrar aos alunos, o sentido do que quer ser mostrado e o que quer ser modificado, desta forma, podemos ter um retorno satisfatório.