Documento que implantará mudanças no Ensino Médio do Amazonas é entregue ao Conselho Estadual de Educação

photo5105241829221181751-2

Referencial Curricular Amazonense passará por análise para posterior aprovação

 

O Referencial Curricular Amazonense – Etapa Ensino Médio (RCA-EM), documento que norteará as mudanças pedagógicas previstas para as escolas das redes municipais, estadual e privada, foi entregue, na terça-feira (29/06), ao Conselho Estadual de Educação do Amazonas. Agora, o referencial passará por análise para posterior homologação.

 

A entrega do documento foi feita pela equipe ProBNCC-EM – instituída pela Portaria MEC nº 331, de 5 de abril de 2018 -, sob a coordenação das professoras Karol Benfica e Lúcia Andrade.

photo5105241829221181757-2

O Referencial Curricular irá nortear não somente a arquitetura do Ensino Médio, conforme disposto na Lei nº 13.415/2017, mas também a elaboração das propostas curriculares e pedagógicas do sistema de ensino do Amazonas.

 

O presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas, Luis Fabian Barbosa, comentou a satisfação de estar à frente deste marco histórico, que propõe  reforma ao Ensino Médio. “Fico feliz em saber que conseguimos avançar mais uma vez nesse quesito. Temos um material intelectual, que reuniu diversas frentes para amadurecer até chegarmos nesse resultado final”, ressaltou.

photo5105241829221181752-2

“Agora, vamos à fase mais difícil e que requer tanto trabalho quanto à elaboração, é a fase de implantação. O que está escrito, precisa ser colocado em prática e é preciso acompanhamento para perceber onde serão necessárias as adequações, mudanças e qualquer ajuste nas redes”, acrescentou o presidente do CEE-AM.

 

A expectativa é de que, a partir da aprovação do RCA-EM, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto apresente sua Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Médio, de acordo com as recomendações do RCA-EM, ainda este ano, para iniciar a implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual em 2022.

photo5105241829221181753-2

“Com a aprovação, queremos viabilizar as mudanças necessárias já para o início do ano letivo de 2022. Para nós, é importantíssimo que, mesmo entre as dificuldades, estejamos avançando com frentes de trabalho bem definidas e pessoal capacitado”, destacou o presidente do Comitê de Implementação do Novo Ensino Médio e Currículo, Raimundo Barradas.

 

A coordenadora estadual de Currículo, Karol Benfica, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela equipe ProBNCC-EM. “O RCA-EM é um documento que tem por objetivo conduzir a construção do currículo, ou seja, a proposta curricular e pedagógica, a partir do que foi preconizado na BNCC, considerando os direitos e os objetivos de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, sem desprestigiar a diversidade com que o estado do Amazonas se depara”.

 

O Amazonas é um dos 21 estados a finalizar o documento para aprovação, de acordo com dados do Movimento Nacional pela Base Comum. Sendo aprovado, o estado será um dos 12 com referenciais  homologados e prontos a serem trabalhados junto às redes de ensino.