Diretores escolares participam de reunião de planejamento escolar para o ano letivo de 2024

Encontro de diretores CDE 1_ Fotos_Eduardo Cavalcante_seduc_Am (1)

Até o dia 19 de janeiro, a Secretaria de Educação promove o encontro de alinhamento com todos  diretores das 7 CDEs 

A Secretaria do Estado de Educação e Desporto Escolar promove, até o dia 19 de janeiro, o encontro de diretores escolares das sete Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), da capital, para tratar das ações de retomada e planejamento para o ano letivo de 2024.

Os encontros promovidos pelo Departamento de Gestão Escolar (Degesc), por meio da Gerência de Fortalecimento da Gestão Escolar (GForge), acontecem nos turnos matutino e vespertino com o objetivo de orientar e sistematizar as ações prioritárias que devem ser realizadas pelo diretor escolar. 

Segundo a diretora do Degesc, Ticiane Bezerra, esses encontros acontecem com o intuito de facilitar a organização do diretor quanto ao retorno dos professores e dos alunos, além de esclarecer sobre a jornada pedagógica. 

“O diretor precisa se organizar e se planejar para direcionar todo o trabalho que vai ser realizado em 2024 e é isso que estamos tratando nesses encontros”, explicou a diretora. 

A reunião das CDEs

A CDE 1 foi a primeira Coordenadoria a realizar o encontro, na terça-feira (16/01). A reunião aconteceu no Centro de Educação de Jovens e Adutos (Ceja) Professora Jacira Caboclo, localizada no bairro Constantino Nery, zona Centro-Sul de Manaus, e contou com a presença de 34 diretores escolares.

O coordenador adjunto pedagógico dos Anos Finais da CDE 1, Ivan Sales, explicou sobre os principais temas debatidos na reunião, como o Plano Político Pedagógico (PPP), o Plano de Gestão de cada escola, o calendário escolar, entre outros. 

“Apresentamos os principais instrumentos e elementos da jornada pedagógica, neste período, que está se iniciando. É um procedimento didático e uma estratégia válida para ser levada aos professores durante a jornada, que acontece em fevereiro”, compartilhou o  coordenador. 

Utilizando atividades dinâmicas, interativas e palestras, o encontro também buscou orientar os novos diretores a respeito da jornada escolar de 2024. 

A diretora escolar do Ceja Paulo Freire, Maria Almeida, está há dois anos atuando como diretora escolar e, segundo ela, o encontro foi esclarecedor para tirar as suas principais dúvidas. 

“A prioridade no início do ano são os planejamentos, o que vai acontecer no decorrer do ano letivo. Então, é feito esse alinhamento, que vai auxiliar o fazer pedagógico, principalmente, dos diretores que entraram recentemente”, explicou a diretora.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar