Dia mundial da educação leva sociedade à reflexão

ABR 27.04 - 1

Nesta quinta-feira, dia 28 de abril, comemora-se mundialmente o Dia da Educação. A data serve para fortalecer a importância de medidas favorecedoras do desenvolvimento pessoal e coletivo; o sentido de cidadania adquirido por meio do conhecimento e é também um momento oportuno para evidenciar histórias de vida que foram transformadas por meio da aprendizagem. A data, igualmente, sugere à sociedade que os objetivos educacionais são alcançados com maior eficácia quando famílias, professores, estudantes e comunidades se aliam em torno do objetivo comum: a busca pela evolução.

A educação tem transformado a vida de pessoas como Isaac Carneiro, 37, professor de ciências na escola estadual Daisaku Ikeda, localizada na zona leste de Manaus.

Para ele, atuar como educador significa abrir portas com infinitas possibilidades aos alunos. “Possibilitar novas visões de mundo aos estudantes é o que me faz amar este ofício. Encaro como uma missão digna o trabalho de despertar o interesse dos estudantes pelo conhecimento, especialmente àqueles com maiores dificuldades. É aí que reside a principal missão do educador: oportunizar o desenvolvimento a estas pessoas”, comentou o professor Isaac, acrescentando que os docentes devem, dentro do possível, realizar um trabalho diferenciado, adaptando-se às necessidades do aluno e não o contrário.

Professor Isaac Carneiro e comunidade escolar da escola estadual Daisaku Ikeda

Professor Isaac Carneiro e comunidade escolar da escola estadual Daisaku Ikeda

Ao destacar a educação como um requisito para o estabelecimento de uma sociedade justa e evoluída, Jucycleide Alves Nogueira, 44, merendeira da escola estadual Tiradentes, localizada no bairro de Petrópolis, zona sul de Manaus, diz que a união de esforços, entre pessoas com habilidades e aptidões diferentes, é essencial para se atingir os objetivos educacionais.

Jucycleide Alves Nogueira, merendeira da escola estadual Tiradentes

Jucycleide Alves Nogueira, merendeira da escola estadual Tiradentes

A servidora menciona que seu papel na educação é servir uma merenda de qualidade para os alunos para que tenham, em consonância com outros fatores, um bom desempenho escolar. “Com minhas aptidões posso proporcionar aos alunos uma boa alimentação que contribuirá com o desenvolvimento em sala de aula”, disse Jucycleide, acrescentando que para ela, os alunos são como filhos.

 

Superação

A educação é um fator motivador para pessoas como Rafael Alexandre Silva, 17, e Ramilton de Lima, 16, estudantes no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, localizado no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). Ambos, todos os dias, acordam às 5 horas da manhã e utilizam o barco como meio de transporte para chegar à escola em um percurso de aproximadamente uma hora.

Rafael Alexandre, estudante do 3º ano do ensino médio, mora na comunidade rural Vila Amazônia e conta que apesar das dificuldades, não encara a rotina como um obstáculo na busca pelo desenvolvimento pessoal. “Apesar da dificuldade e da distância entre a comunidade e a escola, eu não encaro nada disso como um empecilho. Eu tenho um grande exemplo de superação na minha família, onde minha irmã fazia isso todos os dias, durante muitos anos e conseguiu ser aprovada em cursos como Tecnologia em Logística, Pedagogia e Serviço Social. O meu sonho é seguir os passos dela e cursar Tecnologia em Logística ou Enfermagem”, contou o aluno.

Rafael Alexandre e Ramilton Lima, estudantes do Ceti Deputado Gláucio Gonçalves, localizado em Parintins.

Rafael Alexandre e Ramilton Lima, estudantes do Ceti Deputado Gláucio Gonçalves, localizado em Parintins.

Ramilton Souza de Lima, 16, estudante do segundo ano do ensino médio, também mora na comunidade rural Vila Amazônia e revela que mesmo com as dificuldades logísticas, está empenhado em alcançar o sonho de cursar medicina. “Apesar das dificuldades, eu tenho um sonho e vou alcançá-lo. Estou me esforçando para isso e tenho aproveitado todas as oportunidades para alcançar este meu objetivo. Sei que medicina é um dos cursos mais concorridos, mas sei que sou capaz”, contou.

Compromisso

Engajada no compromisso de educar, a gestora da escola estadual Senador João Bosco Ramos de Lima, no município de Itacoatiara (distante 270 quilômetros de Manaus), Maria Elzineide do Espírito Santo Farias, 53, falou sobre o seu compromisso no processo educacional, mencionando os desafios e a importância de se dirigir uma unidade de ensino.

Maria Elzineide do Espírito Santo, gestora da escola estadual Senador João Bosco, localizada em Itacoatiara.

Maria Elzineide do Espírito Santo, gestora da escola estadual Senador João Bosco, localizada em Itacoatiara.

 

“Gestores são influências fundamentais para a comunidade escolar. É preciso que, enquanto líderes, estejamos focados na gestão pedagógica e firmando laços de confiança com as famílias e a comunidade onde a escola está inserida, além de propor metas e avaliar continuamente o ensino que oferecemos aos nossos alunos”, avaliou a gestora.

Maria Elzineide conquistou, em 2013, o prêmio de Gestão Escolar e diz que o segredo de uma gestão educacional de qualidade é dedicação e empenho. “Os resultados em uma escola só são alcançados quando professores, funcionários, alunos, pais e comunidade trabalham em conjunto e se comprometem em promover uma educação de qualidade. O diálogo, o respeito ao outro, a confiança, a persistência, a ousadia em buscar novos meios conseguirão promover um ensino e uma aprendizagem moldada para as expectativas do novo século”, afirmou Maria Elzineide.

Metas para a educação até 2030

Durante o Fórum Mundial de Educação realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), em maio do ano passado, foi suscitado um compromisso coletivo das nações para com a educação. As discussões durante o fórum e o compromisso coletivo se basearam em sete grandes metas mundiais para o segmento da educação.

“Tais metas, que deverão sem cumpridas mundialmente até o ano de 2030, pretendem assegurar uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, assim como a aprendizagem ao longo da vida, para todos”, apontou o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva.

As sete metas em discussão no Fórum Mundial são: “Educação primária e ensino secundário que levem a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes”; “Desenvolvimento da primeira infância, cuidados e educação pré-escolar levando a preparação e interface nas escolas”; “Ensino técnico, vocacional, profissional e ensino superior”; “Habilidades para o trabalho e empreendedorismo”; “Igualdade de gênero, equidade e inclusão, com foco em grupos vulneráveis”; “Alfabetização funcional de jovens e adultos” e “Conhecimentos e habilidades que promovam o desenvolvimento sustentável”.