Dia de Proteção às Florestas: Secretaria de Educação apresenta projetos voltados ao meio ambiente e à sustentabilidade

escola 2

Neste sábado (17/07), data em que se comemora o Dia de Proteção às Florestas, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto apresenta algumas políticas públicas que reforçam a importância da manutenção desses ecossistemas, assim como suas potencialidades e a sustentabilidade no estado. Tais projetos são desenvolvidos pela Coordenação de Educação Ambiental (CEA) e pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), responsável por levar educação formal aos lugares de difícil acesso no Amazonas.

Atualmente, o Estado possui cerca de 42 unidades de Conservação (UCs), localizadas em área de preservação ambiental e ambiente florestal; e reservas de Unidade de Desenvolvimento Sustentável (RDS).

“Vale ressaltar que, desde 2013, a CEA coordena e monitora os projetos e ações nas escolas sustentáveis, nas RDS, trabalhando para manutenção do equilíbrio homem, floresta e preservação. Essa é uma história de sucesso, que conta com a parceria de ONGs ambientais, prefeituras e ambientalistas, além de uma gestão diferenciada, voltada a educação ambiental e sustentabilidade da fauna e flora, em que todos contribuem para que não haja impactos negativos que ameacem a ligação entre cada elo”, explica Marcus Pereira, biólogo e assessor técnico da CEA.

Até o momento, são cinco escolas sustentáveis da rede pública do estado, que estão sob o foco ambiental: Escola Estadual (EE) Cinthia Régia Gomes do Livramento, na RDS de Mamirauá, município de Uarini; EE JW Marriot Jr., na RDS do Juma, município de Novo Aripuanã; EE Yamamay, na RDS do Uatumã, em São Sebastião do Uatumã; EE Thomas E. Lovejoy, na RDS do Rio Negro, margem direita; e EE Samsung, na RDS Rio Negro, margem esquerda, em Iranduba.

Outra iniciativa voltada para a manutenção da floresta é a campanha “A Floresta Faz a Diferença”. A ação debate contra o uso indevido do fogo e queimadas ilegais. O intuito é defender e prevenir o desmatamento, por meio da sensibilização de alunos e professores. A atividade é fruto da parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e possui uma vasta programação para atender as escolas da capital e do interior com diversas ações, informações e dinâmicas voltadas para o tema.

Sala verde – Por fim, a Secretaria de Educação coloca em prática o projeto “Espaço Sala Verde Autazes”, com gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e Municipal de Meio Ambiente, que leva acesso a formação e informação de boas práticas ambientais e de preservação.

“São ações ambientais e de sustentabilidade voltadas aos alunos, professores e comunitários locados em áreas de florestas de difícil acesso do município de Autazes”, completou Marcus.